Oficinas de inclusão digital formam mais de 400 alunos
Cursos de informática beneficiam usuários dos Cras de Volta Redonda
Por Redação
A Secretaria Municipal de Assistência Social entregou 428 certificados de conclusão das oficinas de Inclusão Digital. A cerimônia de formatura aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5, no Clube Comercial, e reuniu alunos e familiares.
As aulas são ministradas nos 32 Cras (Centros de Referência de Assistência Social), além dos dois Centros de Convivência e do Centro Comunitário do bairro Roma I, que possuem Telecentro. As oficinas são divididas em Informática Básica e Excel Intermediário e têm duração de cinco meses, com uma aula por semana.
As Oficinas de Inclusão Digital têm como principal objetivo promover o acesso à tecnologia aos mais de 46 mil usuários atendidos nos Cras e Centros de Convivência de Volta Redonda.
-É uma oportunidade para que a população tenha contato com computadores e a internet, podendo transformar estes conhecimentos em bens culturais, sociais e emancipatórios - disse a coordenadora de Inclusão Digital da Smas, Cláudia Villar.
A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, parabenizou os formandos.
-O conhecimento da informática é fundamental para inserção no mercado de trabalho nos dias de hoje. Fico feliz, porque estamos fazendo a diferença na vida de cada um de vocês. E é muito gratificante ver que as oficinas ofertadas nos Cras alcançam um público diversificado, atendendo desde as crianças até os idosos. Obrigada pela confiança de vocês no nosso trabalho - disse, agradecendo ainda aos ex-secretários da Smas, a vereadora eleita Carla Duarte, e o deputado estadual Munir Neto, pelo trabalho que tornou a assistência social de Volta Redonda o que é hoje.
O prefeito Antonio Francisco Neto gravou um vídeo para parabenizar a todos que concluíram a oficina e aos familiares pelo apoio. "Obrigado por participarem desse projeto, são vocês que fazem o sucesso desse trabalho. E parabéns também para os profissionais envolvidos pela dedicação em fazer o melhor para a população. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!", desejou Neto.
A aluna Elza, do Cras Jardim Cidade do Aço, discursou pelos formandos. Ela agradeceu aos instrutores pelo aprendizado e pelo carinho durante o curso e aos funcionários dos Cras pelo atendimento.
Os alunos Ana Beatriz Maia, do Cras Retiro, que não pode comparecer e enviou a filha Vitória para representá-la; Nicolas Leonardo Neves, do Centro Comunitário Roma; Clayvison Cayke Coelho Oliveira, do Cras Monte Castelo; Rafael de Souza Saldanha, do Cras Caieiras; e Eliana Viana Dias, do Cras Siderlândia, foram selecionados para receber os certificados das mãos das autoridades.