Tande fecha metade de seu Secretariado para 2025

Por

Tande, Balieiro e o vice-prefeito eleito Davi do Esporte

Por Ana Luiza Rossi

O prefeito eleito Tande Vieira já definiu praticamente a metade de seu secretariado para assumir a prefeitura de Resende a partir de 2025. Nas últimas duas semanas, ele anunciou ao menos sete nomes que irão compor as pastas, além da Procuradoria Jurídica, Controladoria Geral e a autarquia Educar.

Dos nomes anunciados, cinco já fazem parte da atual gestão de Diogo Balieiro e devem se manter para o ano que vem. Entre eles, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, comandada pela Jacqueline Primo Balieiro; a Secretaria de Governo, assumida por Élio Rodrigues; a Secretaria de Educação, sob comando de Rosa French; e por fim, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, da qual Thomas Elson Landim está a frente. Alice Brandão, que preside a Educar, também se manteve.

Novos secretários

Entre as novidades para a pasta da Saúde, assumirá como Secretário o Dr. Ricardo Graciosa. Médico cardiologista e profissional da rede municipal de saúde desde 2011, Ricardo também atuou como superintendente de Atenção Especializada na secretaria de Saúde de Resende entre 2017 e 2020.

Já para a Secretaria de Administração, o novo nome será Guilherme Motinha. Militar de carreira e pós-graduado em Gestão em Administração Pública, Guilherme assumiu o comando do Corpo Administrativo da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 2023, sendo responsável por gerenciar o projeto de transformação organizacional para a criação de estrutura de governança e gestão administrativa. No biênio 2023-24, foi o comandante pioneiro da Base Administrativa da Aman.

Na pasta de Indústria e Comércio, Fernando Rodrigues assumirá como novo Secretário. Engenheiro de Produção, formado pela UERJ, Pós-Graduado em Políticas Públicas pela UFRJ, e é servidor concursado do Estado do Rio de Janeiro no cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2010. Ele estava como assessor parlamentar no gabinete de Tande Vieira, enquanto deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Por fim, o novo Procurador Geral do município será o Dr. Bruno Romar, que é procurador de carreira na prefeitura de Resende desde dezembro 2018. Já a Controladoria Geral, será assumida por Marilene Vieira, que atualmente, é diretora do Departamento de Contabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda.