Aproaço realiza 2ª Edição do Café e Negócios do Aço e discute projetos
A Aproaço - Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro - promoveu nesta quarta-feira (11), a 2ª Edição do Café e Negócios do Aço, evento voltado para o setor metalmecânico, que busca debater e construir propostas para o desenvolvimento do segmento no estado.
Sediado em Volta Redonda, o encontro contou com a participação de cerca de 40 empresários, onde foi apresentado o planejamento estratégico do setor do aço para 2025, além da nova diretoria da Aproaço, eleita para o biênio 2024-2026.
De acordo com o novo presidente, Haroldo Filho, o setor alcançou conquistas importantes neste ano, mas que começaram lá atrás, em 2021, na criação da associação.
"O primeiro grande desafio já conseguimos vencer. Há três anos, quando a Aproaço foi fundada, apenas sete empresas faziam parte, ainda de forma tímida. Hoje, após muito trabalho, somos mais de 30, planejando e criando musculatura para que o segmento possa ter mais segurança jurídica, realizar investimentos com segurança, gerando empregos e renda no estado. No cenário atual, posso dizer que 2024 foi o ano da consolidação do trabalho, com a oferta de novas ferramentas aos associados, como a criação do grupo de trabalho jurídico e tributário com as empresas; o convênio para fortalecer a busca pela mão de obra qualificada, o convite da Alerj para integrarmos o Fórum Permanente de Desenvolvimento do estado, e ainda com a realização do Troféu Rio de Aço, que certamente trouxe mais visibilidade a importância do setor para a economia do estado e municípios", ressaltou Haroldo.
Geração de 20 mil empregos
Segundo dados da Aproaço, o segmento de processamento de aço gera cerca de 20 mil empregos, diretos e indiretos no estado, gerando uma arrecadação de R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos. Anualmente, as indústrias consomem 1,75 milhão de toneladas de aço, que são destinados ao setor de construção civil, setor automotivo e embalagens metálicas.
Fazendo parte da nova diretoria, o vice-presidente Paulo Vieira, destacou os desafios das indústrias de processamento de aço para os próximos 12 meses.
"Temos a missão de impulsionar cada vez mais o trabalho que a associação vem fazendo para as indústrias. Vamos visitar todas as empresas, captando as demandas em comum visando ampliar os mecanismos de apoio. Estamos atentos aos dois projetos de Lei na Alerj, que em breve vão entrar em votação, e são extremamente importantes para dar segurança jurídica e assegurar a continuidade dos investimentos das empresas. Além disso, vamos focar nos cursos e treinamentos para as empresas, oferecendo capacitação aos colaboradores e lideranças. Teremos muito trabalho pela frente", explicou o vice-presidente.
Além do presidente e vice, complementam a nova diretoria da Aproaço - Conselho Diretor: Elmo Alessandro Scatamburlo, Fernando Fernandes e José Valentim Gallo. Tesoureiro: Marcos Aurélio Maximiliano. Conselho Fiscal: Eduardo Louver, Luiz Fernando de Almeida e Vânia Mergh. Secretário Executivo: William Ferreira