Prazo para diplomação de eleitos termina na quinta
Próximo passo é a posse dos futuros prefeitos e vereadores
Por Redação
O prazo para a diplomação dos candidatos e candidatas que venceram as eleições de outubro termina nesta quinta-feira, dia 19. A diplomação garante a legitimidade das candidaturas aos cargos de prefeito, de vice-prefeito e de vereador e os habilita ao exercício do mandato para o qual cada um foi eleito.
Nas regiões do Médio Paraíba e da Costa Verde, a maioria das diplomações já foram realizadas. Nesta segunda-feira, dia 16, o prefeito reeleito de Quatis, Aluísio d'Elias (PP), e sua vice-prefeita, Ivone Bento (PL), foram oficialmente diplomados no Fórum da Comarca Quatis/Porto Real. No mesmo dia, também foi diplomado Alexandre Serfiotis (MDB), reeleito em Porto Real. Em Volta Redonda, a cidade com maior colégio eleitoral, a diplomação acontece na próxima quinta-feira.
A expectativa agora é em torno da posse, que acontece em 1° de janeiro.
Justiça Eleitoral
Em Quatis, a juíza Priscila Dickie Oddo, da 183ª Zona Eleitoral, legitimou a vitória de Aluísio nas urnas, com 56,75% dos votos, e também diplomou os nove vereadores eleitos no município para o mandato 2025-2028.
Ao lado dos pais, Aluísio d'Elias fez questão de agradecer por cada voto recebido, que oportunizou a continuidade de seu trabalho à frente da prefeitura.
- Foram quatro anos de muito trabalho e organização. Agora, serão mais quatro anos de compromisso e cumprimento de propostas. Quatis vai avançar muito ainda. Nossos projetos irão tornar cada vez mais a nossa cidade em referência para a região e estado - expressou.
Na cidade vizinha de Porto Real, a cerimônia foi presidida pela juíza Priscilla Dickie, da 183ª Zona Eleitoral. Além do prefeito e vice-prefeito, a solenidade também oficializou a candidatura dos onze vereadores eleitos, que também tomam posse no próximo dia 1° de janeiro.
- A diplomação é a comprovação de que estamos trilhando o caminho certo, com transparência, responsabilidade e respeito pelo voto de cada cidadão. Esse momento representa muito mais do que uma formalidade: é o reconhecimento de que vencemos democraticamente, por meio da vontade popular expressa nas urnas - disse Serfiotis.
Cerimônias em toda a região
A Justiça Eleitoral fez ainda a diplomação em Barra Mansa na última quinta-feira, dia 12. O prefeito eleito Luiz Furlani (PL) foi representado por sua mãe, Elaine Bittenccort Furlani. Também foram diplomados os 19 vereadores eleitos e reeleitos, além da futura vice-prefeita Luciana.
Já na manhã de quarta-feira, 11 de dezembro, o prefeito eleito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti (MDB), o vice-prefeito Rubinho Metalúrgico (MDB) e os 15 vereadores escolhidos pela população angrense no pleito foram diplomados. A cerimônia aconteceu no Plenário Benedito Adelino e foi presidida pelo Dr. Carlos Manuel Barros do Souto, juiz da 147ª zona eleitoral.
- Por um lado temos um começo ou reinício, com os candidatos eleitos ou reeleitos, e para a Justiça Eleitoral é o encerramento de um ciclo, uma jornada construída com muito trabalho. Foi uma eleição tranquila do ponto de vista da paz social. Parte desse avanço que se alcançou se deve ao trabalho da Justiça Eleitoral, mas também à qualificação dos candidatos, da classe política como um todo - avaliou o juiz em seu discurso.
O prefeito eleito de Resende, Tande Vieira (PP), e o vice-prefeito eleito Davi do Esporte (União Brasil) foram diplomados pela Justiça Eleitoral no final da tarde de quinta-feira, dia 12. A cerimônia ocorreu no Plenário Alceu Vilela Paiva Júnior, na Câmara Municipal, localizada na Praça Dr. Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade. Além deles, 17 vereadores e suplentes também receberam seus diplomas.
Também participaram da solenidade o prefeito Diogo Balieiro; o vereador Sandro Ritton, presidente do Legislativo; os juízes da 1ª Vara Civil de Resende, Márvin Ramos Moreira e da 4ª Vara Cível de Barra Mansa, Antonio Augusto Gonçalves Balieiro Diniz; a juíza da 198º zona eleitoral de Resende e Itatiaia, Camisa Novaes; o promotor de Justiça, Fabiano Gonçalves Cossermelli; a tenente-coronel, Sabrina dos Santos Abreu da Silva; o major Thieri Ricardo Guimarães Rocha, representando a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman); a secretária de Políticas para Mulheres de Itatiaia, Luciana Cavallari; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Resende, Andréia Valente e o procurador-geral da Prefeitura de Resende, Bruno Romar.