UniVassouras premia dissertações que geraram impacto na sociedade

Por

A cerimônia teve como objetivo reconhecer e premiar dissertações que geraram impacto relevante na sociedade

A UniVassouras, através da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Capacitação Profissional, realizou cerimônia de premiação das dissertações destaques neste sábado (14), desenvolvidas pelos Programas de Mestrado da Univassouras durante o quadriênio (2021-2024), que teve como objetivo reconhecer e premiar dissertações que geraram impacto relevante na sociedade e estiveram diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O evento reuniu os Mestrados Profissionais de Ciências Aplicadas em Saúde, Diagnóstico de Medicina veterinária, e Ciências Ambientais, contando com a presença dos coordenadores, respectivamente, Eduardo Trajano, Dra. Érica Roier e Cristiane Siqueira, além da comissão organizadora do prêmio: Dra. Paloma Martins Mendonça, Ana Carolina do Carmo, docentes dos Mestrados e Nicole Fraguas, representando a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras.

A mesa da cerimônia foi composta pela Subsecretária Ana Asti (Subsecretária de Recursos Hídricos e Ambiente da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade - SEAS), Dr. Felipe Brasil (Subsecretário de Agricultura do Estado e professor visitante do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais), Felipe Masid (Assessor da Subsecretaria de Concessões e Parcerias da Secretaria de Estado da Casa Civil do RJ), Nicole Fraguas (representando a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras), Dr. Eduardo Trajano, Dra. Erica Roier e Dra. Cristiane Siqueira (Coordenadores dos Programas de Mestrado da Univassouras), Hamilton Moss (representando a Presidência e a Reitoria da Univassouras), Larissa Funayama (representante discente).

"As dissertações foram indicadas pelos coordenadores e professores dos programas de mestrado da Univassouras e avaliadas por uma comissão externa, composta por professores e especialistas de diferentes áreas, incluindo especialistas nacionais e internacionais. Essa comissão teve a responsabilidade de selecionar os casos destacados, considerando critérios como inovação, impacto social e ambiental, e contribuição direta aos ODS. Foram desenvolvidas 56 dissertações no quadriênio e, destas, 27 foram indicadas ao prêmio. Cada programa de mestrado premiou 3 expressivas dissertações", destacou a Dra. Cristiane Siqueira, Pro-Reitora de Pós-Graduação e Capacitação Profissional.

Em rede social, Ana Asti publicou: "Uma alegria enorme participar da Premiação das Dissertações da Universidade de Vassouras que foram Destaque de Experiências no Alcance dos ODSs da Agenda 2030 da ONU. Uma iniciativa incrível que pode e deve ser ampliada em todo o estado. Que venham muito mais Dissertações como estas! Desejo a todos os premiados muito sucesso com seus projetos e, que a partir de agora, os frutos do trabalho amadureçam e multipliquem".

Em seu discurso, o Dr. Felipe Brasil, destacou a importância do incentivo à pesquisa e a necessidade desses registros para a humanidade, no presente e no futuro, além da importância histórica de mulheres pesquisadoras na vanguarda de importantes ações que impactaram a humanidade, entre outros temas relevantes abordados.

Para a entrega dos prêmios aos egressos e docentes, a Universidade registrou e contou com a honrosa presença de Ana Asti, Dr. Felipe Brasil e Felipe Masid, já devidamente qualificados.

ODS | ONU