Cimenteira estende prazo para CSN comprar ações
InterCement faz aditivo em acordo de exclusividade de aquisição
Por Redação
A novela envolvendo a compra da InterCement Brasil pela CSN (Companhia Siderúrgia Nacional) ganhou novo capítulo. Dessa vez, a protagonista é a cimenteira, em processo de recuperação extrajudicial, que tem interesse em fechar negócio com o Grupo CSN.
Em comunicado enviado ao mercado financeiro, nesta terça-feira, dia 17, a InterCement informou que foi assinado um aditivo ao acordo feito, ainda em setembro, estendendo agora a exclusividade da CSN na possível compra da empresa até 16 de dezembro. Detalhe: embora tenha sido feito o aditivo, não há nenhum compromisso vinculante do lado da CSN para que a compra seja de fato efetuada.
Prazos prorrogados e desistência
A intenção de a CSN em adquirir a InterCement vem se arrastando. Em maio desse ano, a CSN assinou um acordo prevendo direito de exclusividade na negociação sobre a possível aquisição de 100% do capital social da companhia e, consequentemente, de suas subsidiárias.
Desde então o acordo vem sendo prorrogado em virtude de impasses envolvendo os credores da InterCement, que apresentou um plano de recuperação extrajudicial em setembro deste ano, que estariam travando o negócio.
No início de dezembro, no dia 04, a CSN bateu o martelo e anunciou a desistência da compra da cimenteira que fez um pedido de recuperação judicial em São Paulo. A decisão parecia ter dado um fim ao caso, que sofreu agora uma revirvolta.
Um pouco sobre as empresas
A InterCement é uma das maiores produtoras de cimento do Brasil, com uma presença significativa na América Latina e em outros mercados internacionais. A InterCement é controlada pelo grupo português Cementos de Portugal (CIMPOR), e suas ações podem ser negociadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira, se houver participação pública. Seu desempenho está relacionado principalmente à indústria da construção civil e infraestrutura, sendo influenciado por fatores como o crescimento econômico, o mercado imobiliário e investimentos em obras públicas.
A CSN é uma das maiores siderúrgicas do Brasil e está envolvida em várias atividades, incluindo a produção de aço, mineração, energia e logística. A CSN é uma empresa listada na B3 e tem uma grande influência no setor industrial brasileiro, com seus resultados impactados por fatores como o preço do minério de ferro, demanda por aço e políticas industriais. A empresa também possui ativos em outros setores, como energia e infraestrutura.