Obras do aeroporto de Resende são concluídas
Próximo passo é o retorno de voos comerciais ainda em negociação
Por Redação
As obras de revitalização do Aeroporto Municipal de Resende, sul do interior do Rio de Janeiro, serão inauguradas nesta segunda-feira, dia 23, às 11h, na Rua da Aviação, no Campo da Aviação. A cerimônia terá presenças de autoridades municipais. As obras aconteceram graças a emendas do senador Flávio Bolsonaro, com valores que somaram em torno de R$ 8 milhões.
No local, foi feita uma reforma estrutural da estação de passageiros com troca de pisos, paredes, telhados, instalações elétricas, reforma e ampliação dos banheiros, e pintura geral.
Além disso, foram realizados serviços na pista com recapeamento asfáltico, reforço das estruturas do solo, pintura e remarcação da pista, entre outros.
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, do PL, ressaltou que o aeroporto possui capacidade para receber pequenos aviões, mas com as melhorias, ele espera, em breve, que o aeroporto tenha a capacidade de operação ampliada para voos comerciais e noturnos. Atualmente, o aeroporto atende voos executivos.
-Além de melhorar a infraestrutura e a segurança, o aeroporto vai ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento e a economia não só de Resende, mas de toda a região Sul Fluminense - disse o prefeito, que foi a Brasília, ainda em outubro, junto com Kaio Márcio, prefeito eleito de Itatiaia, cidade vizinha de Resende, para buscar novos investimentos no aeroporto a partir de 2025.
Tande discute operações em Brasília
O futuro prefeito Tande Vieira, do PP, já afirmou também que o aeroporto, que irá impulsionar a economia de todas as cidades do Médio Paraíba, é prioridade em seu governo, bem como aumentar a potência turística do município.
- Nós já somos o segundo maior polo atrativo de turistas aqui do Estado do Rio de Janeiro, e vamos trabalhar muito para impulsionar isso. A nossa região de Visconde de Mauá tem uma beleza natural muito rica, Pico das Agulhas Negras, Penedo, que é em Itatiaia, nossa cidade-irmã. E agora temos as obras de melhorias do aeroporto de Resende, que vai operar com capacidade ampliada - disse.
Aliás, Tande Vieira participou de uma reunião com o presidente da Infraero, Rogerio Amado Barzellay, e o deputado Federal, Gutemberg Reis, para tratar de projetos para operação do aeroporto.
A reunião foi no último dia 11. No mesmo dia, Tande discutiu sobre as obras do PAC em Resende, e licença da SPU (Superintendência do Patrimônio da União) para execução de serviços de limpeza e desassoreamento da foz do Rio Sesmarias, que desemboca no rio Paraíba do Sul.
Construção de 1941
A companhia TRIP Linhas Aéreas chegou a operar linhas comerciais de Resende para Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG), mas parou com as operações na cidade em 2013 e em 2014, encerrou suas atividades. Também conhecido como Aeroporto das Agulhas Negras, a estrutura foi construída em 1941.