Resende realiza balanço de desenvolvimento urbano

Destaques ficaram por conta da infraestrutura e mobilidade

Por

A Prefeitura de Resende realizou um balanço dos últimos 8 anos, considerando os investimentos realizados em diversos setores - especialmente, em infraestrutura e mobilidade. Foram feitas obras de drenagem, manutenção e pavimentação de importantes ruas, estradas e avenidas do município.

Entre as principais, a Avenida Jefferson Geraldo Bruno no bairro Jardim do Sol, que recebeu nova rede de drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação de LED, calçadas acessíveis e implantação de redutores de velocidade.

O bairro São Caetano também foi contemplado com melhorias ao longo dos anos, como a pavimentação, rede de drenagem e colocação de meio-fio da Travessa Anna Rosa da Silva, nova iluminação de LED na via de acesso ao bairro, e a Operação Tapa Buraco com 17 toneladas de asfalto usadas.

A pavimentação dos oito quilômetros da Estrada Surubi-Bulhões, que recebeu quase oito mil toneladas de massa asfáltica, calçamento, luminárias de LED, entre outros, é destacada pelo governo. A Prefeitura também duplicou o viaduto da Fazenda da Barra III - obra aguardada pelos moradores - e realizou obras de duplicação, drenagem e pavimentação dos Trechos 1 e 2 da Estrada Resende-Riachuelo. Outro destaque foi a entrega, em 2024, da construção da Quarta Ponte, que liga a Fazenda da Barra III a Bulhões.

Mais de 40 quilômetros de rede de drenagem foram implantadas desde 2017 solucionando problemas de alagamentos de chuvas em diversos bairros, como na região do Manejo, Morada da Colina, Vila Julieta, Ipiranga, Engenheiro Passos, Liberdade, entre outros. A região do Paraíso também recebeu um novo terminal de ônibus e nova rede de drenagem e pavimentação na Rua Dr. João Cabral Flexa.

Os investimentos também alcançaram as áreas mais distantes do centro urbano, como a Serrinha do Alambari, que passou por melhorias para proporcionar aos moradores mais conforto e dignidade. Entre as obras entregues estão: revitalização do Pórtico, da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira e da quadra e a construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Durante esse período, obras de revitalização em espaços públicos históricos foram realizadas como na Capela Mortuária do Alto dos Passos. O local foi construído na década de 1980 e recebeu a primeira reforma no atual governo, em 2018. A capela passou por melhorias elétricas, troca de pisos, reparos no telhado e a readequação do espaço interno e externo.

O Aeroporto Municipal de Resende é considerado também um marco para a gestão e para o município, tendo suas obras de revitalização entregues em dezembro de 2024. O local recebeu melhorias como recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista, reforma da área da administração, iluminação de balizamento noturno, instalação de estação meteorológica, entre outros.

O aeroporto na região das Agulhas Negras possui capacidade para receber pequenos aviões, porém com as melhorias o local terá capacidade de operação ampliada para além de voos executivos, voltando também, em breve, a receber os voos comerciais e noturnos.