Por Sônia Paes
O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, do PL, e a vice-prefeita Luciana Alves, tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 01, de olho na área da Saúde. Nas primeiras horas de 2025, Furlani postou em suas redes sociais que estava na UPA do Centro para ver como estava sendo o trabalho dos plantonistas.
- Como falei, a Saúde será prioridade e vou cobrar muito para que isso aconteça - disse Furlani, que enviou, em seguida, uma mensagem de final de ano para a população: "Feliz Ano Novo. Muito trabalho. 2025 promete", afirmou o prefeito, eleito com 48,10% dos votos válidos.
A cerimônia, na Câmara Municipal, empossou os 19 vereadores para o mandato de 2025 a 2028 e teve as presenças do ex-prefeito Rodrigo Drable e da ex-vice Fátima Lima. O ex-deputado e ex-vereador Ademir Melo foi outra liderança que estava no Legislativo, assim como representantes das forças de segurança, como o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardemberg, entre outros.
Eleição da Mesa Diretora
Após a posse dos eleitos, houve uma parada rápida, de cerca de 10 minutos, para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O procurador-geral da Câmara Municipal, Rodrigo Barcelos de Castro, e os vereadores Bruno Oliveira e Cristina Magno acompanharm a apuração.
Após a abertura dos 19 envelopes com os votos, de cada vereador, foram revelados os eleitos: Paulo Sandro para a presidência e Cristina Magno, primeira vice-presidente. O segundo vice-presidente é Marcel Castro, o primeiro-secretário Jefferson Mamede e o segundo-secretário Carlos José. Todos eleitos por unanimidade.
Nas primeiras manifestações, depois de empossados, os integrantes da nova Mesa agradeceram rapidamente os votos dos colegas e assumiram "compromisso de trabalhar por todos e pela população de Barra Mansa".
Paulo Sandro confirmou apoio ao Executivo: "Temos que ter harmonia entre os vereadores e o Poder Executivo", disse: "Prefeito Furlani conte com essa Casa, com essa presidência. Estamos aqui para levar Barra Mansa ao topo", resumiu Paulo Sandro, que já presidiu a Câmara em outro mandato.
Os vereadores que tomaram posse
? Rayane Braga - PL
? Jefferson Mamede - PL
? Everton Pésão - SD
? Bruno Oliveira - REP
? Deco - REP
? Pissula - PV
? Paulo Chuchu - UB
? Marcell Castro - PDT
? Marquinho Pitombeira - PL
? Junior Da Van - DC
? Case - UB
? Cristina Magno - PL
? Dr Eduardo Pimentel - PV
? Gustavo Gomes - MDB
? Klévis Farmacêutico - REP
? Paulo Sandro - SD
? Daniel Maciel - Agir
? Valter da Radio - DC
? Elias da Corbama - Agir
*Os nomes estão em ordem de votação
Drable destaca continuidade
O ex-prefeito Rodrigo Drable destacou a necessidade de continuidades nos trabalhos realizados durante os seus oito anos de gestão. Ele ressaltou que todos os vereadores da base governista foram reeleitos, e isso prova o "sucesso do seu governo". O ex-prefeito fez questão de anunciar que Furlani e Luciana estão preparados para administrar a cidade, que, segundo ele, ainda tem dívidas a serem pagas, herança do governo anterior. "Muito obrigada minha família", concluiu Drable, emocionado.
Furlani chora ao discursar
O prefeito Luiz Furlani fez um discurso, de improviso e chorou ao agradecer sua família, amigos, população, e relembrou sua trajetóri de vida ao revelar que começou na Câmara, aos 18 anos, como motorista do então vereador Ademir Melo. Fui subindo degrau por degrau. Aprendendo a cada momento", disse.