Por:

Pezão anuncia investimentos de R$ 1 bilhão em discurso

Luiz Fernando Pezão retorna à prefeitura de sua cidade natal | Foto: Redes Sociais

Por Sônia Paes

O prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, do MDB, voltou à Prefeitura de sua cidade natal nesta quarta-feira, dia 1, e anunciou investimentos de quase R$ 1 bilhão para a instalação de uma termelétrica e uma fábrica de energia solar, em Arrozal, ao lado da Carta Fabril. O prefeito enviou à Câmara Municipal, nesta quarta-feira, mensagem para negociar a área onde a empresa pode se instalar e pediu celeridade na aprovação. Durante a obra, o projeto vai gerar em torno de 1,5 mil empregos.

Outro pedido que Pezão fez aos vereadores foi a votação de projetos para criar três secretarias: turismo, comunicação e da mulher. "É necessário para tirar os projetos do papel", disse, para em seguida avisar que irá cortar gastos também para azeitar a máquina administrativa. "Cortar onde for necessário". O prefeito fará um decreto ainda nesta quinta-feira, dia 02, com uma força-tarefa para detectar onde pode haver economia.

A cerimônia foi na Câmara Municipal, as 18 horas, e empossou também o vice Alexsandro Sena e os 11 vereadores eleitos em outubro.

Aplaudido ao entrar no plenário da Câmara para tomar posse oficialmente, Pezão transformou o discurso em uma espécie de prestação de contas antecipadas de como será a administração municipal, que ele assume pela terceira vez. Antes, porém, o ex-governador fez questão de agradecer os amigos, a família e, principalmente, sua esposa Maria Lúcia, ao lembrar dos processos judiciais que enfrentou e depois foi inocentado.

- Quero aqui agradecer principalmente a Maria Lúcia que foi uma leoa na defesa de minha inocência, de clamar por justiça e de correr por todos os cantos dos tribunais, junto com nossos advogados, para provar nossa inocência - disse, sendo interrompido por aplausos. "Então este momento hoje é muito importante. Passamos o dia todo emocionados. A população de Piraí nos dá o melhor julgamento, nos deu respaldo", concluiu.

A relação com o
Legislativo e projeto

O prefeito falou da importância de ter uma relação harmônica e respeitosa com a Câmara Municipal. A partir daí, Pezão começou a elencar os caminhos que percorreu depois que foi eleito, em outubro, em busca de verba para o município. Pezão se reuniu com o governador Cláudio Castro, do PL, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e bateu nas portas dos 46 gabinetes dos deputados federais.

- De todas as colorações partidárias, da direita da esquerda. Passei dois dias em Brasília batendo de porta em porta buscando apoio para o nosso município. E vou continuar fazendo isso pelos próximos quatro anos - ressaltou.

O programa "Piraí Digital", que levou o município a reconhecimento nacional, foi o primeiro a ser citado pelo prefeito. "Vamos retomar fortemente", disse, acrescentando que as obras de duplicação da Serra das Araras vão fazer de Piraí um dos grandes polos econômicos e logístico do país.

Na área de segurança pública, a intenção é firmar parcerias com o governo estadual para implementar o Segurança Presente, Proeis, além de colocar câmeras de monitoramento em todo o município. "Vamos pegar todos os programas que o Estado já tem e o Neto (prefeito de Volta Redonda) pega tudo para ele", brincou, ao referir-se ao amigo, que observava atentamente, ao lado de outras autoridades, o discurso do ex-governador.

'Compromisso com o seu futuro' será o slogan do governo, que integra inclusão social, entre outros pontos, incluindo um "futuro sustentável". Esse mês, ainda na primeira semana, Pezão terá uma reunião com o Senai para discutir cursos a serem implementados para os jovens do município. Com relação à cultura, a ideia é voltar com o "Piraí Fest" e reativar o patrimônio da cidade. Uma parceria com o Sesc está em andamento, segundo ele.

- Teremos um olhar diferenciado para pessoas com necessidades especiais - disse, revelando o teor da reunião, em dezembro, com todos os prefeitos do consórcio do Médio Paraíba e o deputado federal Dr. Luizinho.

- Vamos colocar ao lado do Hospital Regional um centro de diagnóstico para pessoas com autismo e beneficiará toda a região - destacou, dando crédito ao prefeito de Volta Redonda sobre a ideia de disponibilizar um helicóptero que levará pacientes para o Rio. "Esse ano ainda vamos ter esse helicóptero", prometeu.

Voltar com os programas habitacionais é outro plano de Pezão, que se reuniu com o presidente Lula para pedir a construção de casas populares. "Temos que livrar essas pessoas que precisam do aluguel e olhar as pessoas que foram despejadas da Serra das Araras - uma obra necessária - mas 65 famílias ficaram ao léu. Ninguém se responsabilizou por elas: nem as prefeitas de Paracambi, Piraí, nem o governo federal", frisou, completando que pediu a Lula casas para as famílias.