Por:

V. Redonda oferece vagas de ensino voltadas para maiores de 60 anos

Há vagas para o Curso Básico de Atualização, Letramento, Português Básico e Matemática Básica | Foto: Arquivo/PMVR

A Academia da Vida Oscar Cardoso, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), ainda tem vagas para o Curso Básico de Atualização, Letramento, Português Básico e Matemática Básica, que são as portas de entrada para os cursos de extensão da unidade, voltada para maiores de 60 anos.

Os interessados podem fazer a matrícula na escola, que está funcionando no Colégio Estadual Barão de Mauá, na Rua 545, nº 25, no Jardim Paraíba, enquanto a sede oficial, no Estádio da Cidadania, passa por reforma geral. A secretaria funciona das 8h às 11h e das 14h às 16h30.

Documentação

Para fazer a matrícula é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, duas fotos 3X4, além de atestado médico se quiser fazer atividade física. Além dos cursos introdutórios - Curso Básico de Atualização, Letramento, Português Básico e Matemática Básica, que tem duração de um ano -, os interessados podem escolher entre os cursos de extensão Mente Ativa, Informática, Arte, Inglês, Bem Viver, Exercício, Dança, Mundo Contemporâneo, Teatro, Estados do Brasil, Curiosidades Geográficas, Robótica, Oficina de Gerontologia, Português e Qualifica Biografia.

A diretora-geral da Academia da Vida, a professora Márcia Regina da Silva Campos, conta que o Curso Básico de Atualização é o carro-chefe da Academia da Vida.

- Podem frequentar os idosos com qualquer grau de escolaridade, basta ser alfabetizado. O curso engloba cinco disciplinas: português, saúde, mundo contemporâneo, arte e informática, e tem duração de dois anos - explicou Márcia, lembrando que, a partir do momento que o aluno começa um dos quatro cursos de formação, pode escolher a matéria que deseja fazer a extensão.

Iniciativa inédita

A Academia da Vida Oscar Cardoso foi inaugurada em 2004, ao final do segundo mandato de Antonio Francisco Neto como prefeito de Volta Redonda. A iniciativa, inédita no Brasil, tem proposta pedagógica que visa reforçar a linha de cuidado, atenção e promoção de envelhecimento saudável, com ações específicas voltadas à valorização da pessoa idosa.

O presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira, afirma que o processo de aprendizagem é contínuo, independentemente da idade. "O processo de ensino-aprendizagem amplia a capacidade cognitiva, estimula a criatividade, aumenta a autoestima e minimiza as chances de desenvolver problemas relacionados à ansiedade, depressão e outras doenças pelos idosos. A proposta pedagógica da unidade educacional é desenvolvida para oportunizar aos idosos uma razão, um sentido para ser feliz", falou Caio.