já se iniciaram as obras de revitalização do CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro, no Bairro de Fátima, em Valença. As ações estão sendo patrocinadas pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), por meio do "Projeto Idealize – Um Pacto pela Educação Pública de Qualidade", e terão duração de três meses. Na manhã do último sábado, 4, em cerimônia que marcou o lançamento da iniciativa, o Presidente da FAA, José Rogério Neto, informou que a ação é um presente para a cidade no ano em que a fundação completa 60 anos.
Também estiveram presentes à solenidade, conduzida pela Professora do UniFAA Mônica Teixeira, o Deputado Estadual André Corrêa, considerado um parceiro institucional da FAA, e o Prefeito Saulo Corrêa, que inicia sua gestão. Em seus pronunciamentos, eles discorreram sobre a atual situação da educação no município, antecipando e justificando medidas que serão adotadas, e parabenizaram a FAA pela iniciativa, realizada sem o uso de recursos públicos. Ambos foram homenageados por José Rogério. Outra liderança presente foi o Presidente da Câmara de Valença, Vereador Eduardo Avila. Para quem presenciou a solenidade e ouviu as falas, o sentimento que se notou foi de formação de um pacto para elevar a educação valenciana, tal qual preconiza o Projeto Idealize.
Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Renata Leite, a atual Diretora do CIEP, Camila Monteiro Barbieri, e a Ex-Diretora do CIEP, Luciene Alves de Matos, que receberam certificados de reconhecimento por parte da FAA, bem como os Conselheiros Miguel Pelegrini e Gilberto Monteiro, e o Diretor de Educação Básica da FAA, Frederico Santos.
O CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro é vizinho à FAA, que mantém um estreito relacionamento com o colégio. Por meio do projeto de extensão "Luta que Transforma", por exemplo, discentes do curso de Educação Física ministram aulas de judô para estudantes do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental do CIEP. As aulas são ministradas na Sala de Lutas e Artes Marciais do UNIFAA. Segundo José Rogério, iniciativas como essa serão intensificadas a partir de 2025.