Por: Thomás de Paula Souza - CSF

Região troca delegados e Furtado assume DP de Piraí

Furtado irá para a Delegacia de Piraí, ao invés de Volta Redonda como foi divulgado | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Por Redação



Em uma verdadeira reviravolta no início da noite desta terça-feira, dia 07, ficou definido que delegado Antonio Furtado assumirá a Delegacia de Piraí, e não a 93 DP (Volta Redonda), como foi divulgado no final da noite de segund-feira, dia 06, no próprio boletim interno da Polícia Civil.

Ele irá para Piraí depois de ficar na cidade vizinha de Barra do Piraí, onde disputou uma vaga nas últimas eleições para prefeito. Em 2018, foi eleito deputado federal com uma votação histórica: mais de 104 mil votos. Na época, foi o deputado que teve mais votos em quase todas as cidades do Sul Fluminense.

As alterações de última hora não atingiram apenas Furtado. José Afonso Mota, que assumiria Piraí, foi enviado agora para Xerém, em Duque de Caxias.

A troca de delegados, aliás, ocorre em toda a região do Médio Paraíba fluminense, incluindo Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde. O atual delegado de Volta Redonda, Vinícius Coutinho, que inicialmente substituído por Furtado, ficará no cargo. Anteontem, a informação era de que ele iria ficar à disposição do 5º Departamento de Polícia de Área (DPA), no Rio. O titular da Delegacia de Barra Mansa será o delegado Bruno Gilaberte.

Boletim inicial

Pelo boletim de segunda-feira, dia 06, em Barra do Piraí, a 88ª DP será comandada pelo delegado Rodolfo Atala, que deixa o cargo 89ª DP em Resende. O novo titular em Resende será Michel Floroschk, que estava em Porto Real, e agora ficará sob o comando de Marcelo Russo.

O delegado Marcelo Russo estava na cidade histórica há vários anos e, no seu lugar, ficará Leandro Aquino Gurgel. Ainda na Costa Verde, Angra dos Reis também tem mudança: sai Leandro Aquino Gurgel e entra Roberto Ramos da Silva Santos.

A pequena Piraí também teve alteração na Delegacia de Polícia Civil. José Afonso Mota assume o comando da 94ª DP.

Regras de produtividade

A Polícia Civil alterou as regras para analisar a produtividade global de suas delegacias. Com as mudanças, o objetivo é tornar as investigações mais eficientes e gerar mais resultados, beneficiando a população fluminense, segundo divulgou a assessoria de imprensa da polícia. Os novos critérios entraram em vigor nesta primeira semana de 2025.

A partir de agora, segundo a polícia, o foco será maior nos crimes que mais impactam a sociedade, como os roubos e furtos de veículos e de cargas. Há ainda a possibilidade de aumento da pontuação de acordo cada caso. As novas regras também estimulam que as equipes atuem ainda mais em suas próprias circunscrições.

As prisões de criminosos reincidentes passam a contar mais a partir de agora. As mudanças visam a trazer maior qualidade nas investigações, com relatórios que resultem em medidas cautelares e no avanço do processo na Justiça.