Por:

Tenda de Proximidade retoma atividades com visita a bairros de Volta Redonda

Projeto realiza cadastramento de moradores em grupos de WhatsApp da Secretaria de Ordem Pública e esteve nas regiões do Casa de Pedra, Jardim Vila Rica e Jardim Tiradentes | Foto: Divulgação/PMVR

A “Tenda de Proximidade”, projeto da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), retomou as atividades nesta semana, cadastrando moradores de Volta Redonda em grupos de WhatsApp dedicados à segurança pública e geridos pela Semop. A iniciativa esteve nos bairros Casa de Pedra e Jardim Vila Rica (atendendo também moradores do Jardim Tiradentes), e tem como proposta aproximar a população dos órgãos de segurança, além de facilitar a atuação dos agentes em todos os bairros da cidade.

Com uma identifidade visual própria e com a presença de funcionários da Semop uniformizados, o projeto cadastra moradores que tenham interesse em colaborar com as forças de segurança aos grupos de WhatsApp.

“Acreditamos que não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Entendemos que não podemos ter uma viatura em cada esquina, mas conseguimos ter uma população de bem que pode auxiliar e demandar as forças de segurança. Através da ‘Tenda de Proximidade’, queremos estar mais próximos dos moradores, os estimulando a participarem da construção de uma cidade mais segura. Além de facilitar a atuação dos agentes nos bairros, gera uma confiança por parte da população, encurtando a distância entre o problema e a solução”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, frisando que a “Tenda de Proximidade” não substitui os canais de emergência.

“A nossa iniciativa não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam e devem ser acionados quando necessário. Trata-se de um projeto de segurança suplementar, interagindo com as associações de moradores, entidades de classe, comerciantes e população em geral. A colaboração dos moradores é essencial para tornarmos Volta Redonda cada vez mais segura”, concluiu.

Atualmente já são mais de 11 mil participantes em grupos de WhatsApp criados e gerenciados pela Semop, os chamados “Aliados da Segurança Pública”. Esses canais de comunicação contam com o contato diário entre as forças de segurança e a população, inclusive do próprio secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique. Neles estão presentes comerciantes, associações de moradores, empresários, taxistas, feirantes e permissionários dos Mercados Populares, por exemplo.

Aos que desejam se tornar um aliado da segurança pública, basta vir pessoalmente à sede da Ordem Pública, na Ilha São João, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou comparecer à “Tenda de Proximidade”, projeto que percorre os bairros de Volta Redonda semanalmente, coletando dados de moradores que queiram colaborar com as forças de segurança pública. A agenda da Tenda pode ser conferida no Instagram da Semop: @ordempublica_vr.