Por:

Campanha alerta para saúde mental

Diversas ações vão acontecer para marcar o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional, além de outros serviços para a população | Foto: Divulgação/PMBM

A Prefeitura de Barra Mansa promove a partir desta semana diversas ações para marcar o Janeiro Branco. A campanha tem o objetivo de incentivar a população a refletir e ficar mais atenta sobre os cuidados com a saúde mental e emocional, estimulando o tratamento e a prevenção de doenças como depressão, ansiedade, pânico, entre outras.

Com atuação da Rede de Atenção Primária à Saúde, do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e da Assistência Social, a programação vai contar com orientações de equipe multidisciplinar e esclarecimentos sobre saúde mental, além de várias ações de utilidade pública, como coleta de preventivo; vacinação para crianças e adultos; testes rápidos; pesagem do Bolsa Família; acompanhamento de hipertensos e diabéticos; avaliação e orientação nutricional; atividades com fisioterapeuta; alongamentos; dança; oficinas e atendimentos referentes ao Cadastro Único.

A coordenadora do Programa Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Maria Elvira da Cunha, falou sobre a importância de aproveitar o início do ano para aumentar a conscientização.

- O Janeiro Branco é uma alusão ao recomeço, a uma folha em branco, o de cada um poder reescrever a sua história. Alusão, porque na verdade precisamos reconhecer que todo dia é dia de cuidarmos da nossa mente. A campanha tem como objetivo gerar atenção para o cuidado e a necessidade de tratamento em saúde mental, além da prevenção de doenças decorrentes do estresse do dia a dia, tendo ainda um papel significativo para reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais - frisou Maria Elvira.

Joseane Ricarte, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou como o trabalho integrado entre a pasta e a Saúde é importante para assegurar o acesso a serviços oferecidos pela rede pública. "Essa integração entre a Secretaria de Saúde com a Assistência Social nos dá condições de entender de forma mais ampla as demandas da população".