Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Cidades da região em crise; Pezão decreta calamidade financeira na Saúde

Pezão pedirá ajuda do governador Cláudio Castro | Foto: Coluna Cláudio Magnavita

O prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, decretou estado da calamidade pública financeira na Saúde. O decreto foi publicado nesta segunda-feira, dia 20, e tem validade de seis meses. Segundo Pezão, a Secretaria de Saúde e o Hospital Flávio Leal, referência em atendimento pelo SUS, enfrentam uma grave crise. Entre elas, dívidas com fornecedores e risco de suspensão dos serviços devido á falta de recursos. Pezão irá buscar apoio dos governos estadual e federal. 'São Pidão' entrará em ação novamente.

 

Valença tem dívida de R$ 350 milhões

Em Valença, o prefeito Saulo Corrêa foi outro que decretou estado de calamidade financeira por "dívidas herdadas do governo anterior". O decreto também é válido por seis meses, mas pode ser prorrogado. Saulo afirmou que o ex-prefeito José Graciosa deixou uma dívida que gira em torno de R$ 350 milhões. A Educação foi atingida em cheio pelo problema, gerando até atraso de salário.

Kátia Miki conta com aliados

A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, a primeira mulher a ser eleita em toda a história do município, está tendo que descascar um verdadeiro abacaxi por causa da situação dos cofres públicos. Dívidas, contratos que precisam ser revisados, levando à cidade a situação de abandono, são alguns dos problemas elencados por Kátia. Ela também busca ajuda para tirar Barra do Piraí do buraco.