Por:

Volta Redonda reforça ações de força tarefa contra dengue

Dengue disparou de forma preocupante no DF este ano | Foto: Pixabay

A força-tarefa contra a dengue em Volta Redonda continua com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O bairro Jardim Belmonte recebeu nesta quarta-feira, dia 29, a visita dos agentes de endemias da Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta quinta, 30, a equipe da força-tarefa estará no bairro Belmonte das 8h às 15h.

Os agentes vistoriaram 1.045 residências no Jardim Belmonte, os moradores também receberam orientações que são fundamentais para a prevenção contra a dengue, sendo que a principal é eliminar a água parada de recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, caixa d'água sem tampa e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

A aposentada Marli Moreira recebeu os agentes em sua casa e comentou que nunca foi infectada por dengue, chikungunya ou zika, e que sempre mantém o quintal limpo. "É muito importante esse trabalho de vistoria, ainda mais nesta época do ano em que chove muito, podendo ficar com água parada em tudo quanto é lugar. Eu sempre cuidei muito bem do meu quintal e das minhas plantas, esse cuidado é minha tarefa diária", comentou a moradora do Jardim Belmonte.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, também fez um alerta aos moradores para se atentarem a outros pontos em casa que precisam ser verificados.

"As calhas também precisam ser observadas para retirar folhas, galhos e tudo que possa reter a água. Os lixos devem ser colocados em sacos plásticos e as lixeiras sempre fechadas, assim como retirar entulhos do quintal. O potinho de água dos animais de estimação deve ser lavado também com frequência", disse Janaína.