Ciep de Valença será reformado
No próximo sábado, 4, às 10h, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) promove o lançamento de mais uma etapa do "Projeto Idealize - Um Pacto pela Educação Pública de Qualidade". Se nas etapas anteriores o objetivo foi capacitar professores e demais profissionais que atuam na área educacional de municípios e estados, agora a meta é a recuperação de escolas.
A primeira será o CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro, no Bairro de Fátima, em Valença. As obras, que terão duração de três meses, incluirão melhorias estruturais e funcionais. Uma solenidade no CIEP marcará o início das ações.
Segundo o presidente da FAA, José Rogério Neto, atualmente a instituição de ensino beneficiada conta com cerca de 500 crianças matriculadas, que vão ser impactadas direta e positivamente pelo Projeto Idealize.
Para o diretor de Educação Básica da FAA, Frederico Santos, a iniciativa da FAA contribuirá decisivamente para o desenvolvimento das atividades no CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro. Ele argumenta que "um ambiente organizado e bem cuidado contribui para o processo de ensino e aprendizagem.
A FAA, por meio do Centro Universitário de Valença - UNIFAA, mantém um estreito relacionamento com o colégio. Por meio do projeto de extensão "Luta que Transforma", por exemplo, discentes do curso de Educação Física ministram aulas de judô para estudantes do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental do CIEP. As aulas são ministradas na Sala de Lutas e Artes Marciais do UNIFAA. Segundo José Rogério, iniciativas como essa serão intensificadas a partir de 2025.
Por fim, o presidente da FAA compartilha a crença de que a educação pública de qualidade "é uma obrigação e que cada investimento realizado é um passo em direção a um futuro mais justo e promissor. Esta recuperação vai muito além da infraestrutura - é uma oportunidade de renovação de esperanças".