Câmara aprova pacote de projetos do prefeito de Piraí
Pezão reestrutura administração e negocia novos investimentos
A Câmara Municipal de Piraí aprovou, nesta segunda-feira, dia 06, às 10 horas, em sessão extraordinária, um pacote de projetos de lei enviado pelo prefeito Luiz Fernando Pezão, do MDB, à Casa, visando atrair investimentos para o município e colocar em prática a reforma administrativa. Foram criadas três secretarias: a de Comunicação, Turismo e a de Políticas da Mulher.
Outras pastas, como a de Obras, que integrará agora Urbanismo e Habitação, foram reestruturadas. A Secretaria de Transporte foi transformada em Ordem Pública e Mobilidade Urbana. Na solenidade de posse, Pezão tem intenção de firmar parcerias com o governo estadual para implementar o Segurança Presente, Proeis, além de colocar câmeras de monitoramento em todo o município. "Vamos pegar todos os programas que o Estado e implantar em Piraí, disse.
Na Educação, o Fundo Municipal receberá reforço para fazer investimentos estratégicos. Também foi aprovado projeto prevendo que nenhum servidor receberá valor inferior ao salário mínimo nacional.
Nova empresa e geração de empregos
Os vereadores aprovaram, na mesma sessão, a concessão de uma área, que pertence a Piraí, que fica no condomínio empresarial, na Rodovia Presidente Dutra, para a possível instalação da empresa Natural Energia Participações Ltda. A implantação da empresa vai gerar durante a obra em torno de 2 mil empregos diretos e após a conclusão da unidade a geração entre 50 a 100 empregos diretos. Pela mensagem, a empresa deverá contratar prioritamente trabalhadores do município de Piraí.
A empresa atua nos segmentos de geração e infraestrutura de energia limpa com foco nas tecnologias que contribuem para uma nova era de baixo carbono. Fundada em 2012, a empresa possui mais de 5.0 GW de projetos sustentáveis de geração de energia elétrica, que estão em desenvolvimento, construção ou operação. A Natura tem unidades no Brasil e nos Estados Unidos.
Outro ponto abordado pelo prefeito, no dia da posse, no primeiro dia de janeiro, foi justamente as negociações para o município receber uma empresa da área de energia.
Habitação
Voltar com os programas habitacionais é outro plano de Pezão, que se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo depois de ser eleito, ainda em outubro, para pedir a construção de casas populares.
"Temos que livrar essas pessoas que precisam do aluguel e olhar as pessoas que foram despejadas da Serra das Araras - uma obra necessária - mas 65 famílias ficaram ao léu. Ninguém se responsabilizou por elas: nem as prefeitas de Paracambi, Piraí, nem o governo federal", frisou, completando que pediu a Lula casas para as famílias
O programa "Piraí Digital", que levou o município a reconhecimento nacional, também foi citado pelo prefeito. "Vamos retomar fortemente", disse, acrescentando que as obras da Serra das Araras vão fazer de Piraí um dos grandes polos econômicos e logístico do país.