Renovação de shoppings aquecem a economia de VR

Obras de expansões nos empreendimentos chegam 1.200 empregos

Por

Estrutura da passarela do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, está praticamente pronta

Por Ana Luiza Rossi

Se depender da expansão do Sider Shopping e Shopping Park Sul, Volta Redonda dará um salto na economia neste primeiro semestre. Isso porque, as duas obras, estão previstas para serem entregues ainda no primeiro ciclo de 2025. Durante a fase de obras e pós inauguração, os dois empreendimentos somaram mais de 1.200 novos postos de trabalho.

Aliás, o Sider está otimista: a previsão de conclusão da nova torre com mais de 6.500m² deve sair em abril, no bairro Vila Santa Cecília, que agora, volta a ser o principal centro comercial da cidade. A Redação do Correio Sul Fluminense teve a oportunidade nesta terça-feira (07) de conhecer de perto o andamento das obras do novo espaço que abrigará marcas que, até então, investiam somente nos shoppings centers das grandes metrópoles. Entre as marcas já anunciadas pelo complexo, administrado pelo Grupo AD, está Life by Vivara, Youcom, Veneza Colors, Fulinman, Casa Bauducco e Democrata, além de outras marcas.

A obra

A primeira parada foi no tradicional prédio do shopping. A fachada, ainda incompleta, já dá vida a nova fase do empreendimento. Isso porque o Sider vai abandonar as cores verde e marrom para assumir a nova identidade visual que marca o acontecimento da expansão em tons de cinza e branco.

O quarto piso, no andar do antigo CineShow, agora vai concentrar a nova praça de alimentação que contará com aproximadamente 10 lojas voltadas para gastronomia. O andar será interconectadas com a praça do outro prédio, com mais lojas, por meio de uma passarela panorâmica que já está de vento em poupa - e inclusive, é o atrativo de todo design do empreendimento tanto do lado de dentro quanto de fora. Serão cerca de 399 lugares.

Ainda no andar, o antigo prédio vai contar com um novo Espaço Família, agora com cabines separadas para amamentação e troca de fraldas, com mais privacidade e conforto. Já o terceiro andar, que abrigava a antiga praça de alimentação, será equipado para receber novas lojas.

Novo prédio

Já o novo prédio que está sendo construído, além do complexo de novas lojas, opções de serviços, áreas de convivência e lazer, abrigará o mais novo cinema da cidade administrada pela rede Cine Show. Serão cinco salas ao total: quatro no padrão standard e uma sala VIP. Os cinemas serão equipados com projetores de tecnologia a laser, que trará mais qualidade e a alta definição. Só um item que não é novidade, mas é inegociável na nova expansão: a tradicional pipoca do Sider, que também vai se manter.

O último andar, também desperta os ânimos: será a céu aberto. O pavimento - que será basicamente um rooftop - comportará um restaurante que ficará com vista privilegiada para a cidade.

Royal

No ano passado, o movimento na Vila Santa Cecília foi aquecido com a inauguração do novo supermercado Royal - do lado do Sider Shopping. O espaço abrigou novos 14.000m² com uma adega no sub-solo, um supermercado no térreo, e um pavimento com lojas como a Daiso, Home e restaurantes de comida japonesa e italiana.

Ao Correio Sul Fluminense em 2023, o diretor do grupo Royal, Keysabro Chokyu, afirmou que apostou todas as suas cartas no empreendimento. O investimento ficou com na ordem dos R$50 milhões.

Park Sul

O Shopping Park Sul, apesar de ser o mais novo shopping na cidade, anunciou no fim de outubro do ano passado que também iriam expandir seus horizontes. Serão cerca de novos 3.500m² que vão abrigar até mais 40 lojas e dez quiosques. Detalhe: pelo menos, 28 das 40 novas lojas serão as primeiras na região e entre os destaques, foi o anúncio da rede de restaurantes Coco Bambu.