Óleo da CSN atinge Rio Paraíba do Sul

Por

Rio Paraíba é atingido por óleo da CSN

O Rio Paraíba do Sul foi atingido por um vazamento de óleo hidráulico do alto-forno da 3 da Usina Presidente Vargas, na manhã desta quinta-feira, dia 9, e está sendo monitorado por técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) que irão avaliar os impactos do acidente. Coletas de água e do óleo serão analisadas pelo Inea, conforme nota divulgada pelo órgão. O óleo atingiu incialmente o Rio Brandão, que desagua no Rio Paraíba. 

Em nota, o Inea informou que  "durante a vistoria, os técnicos do órgão ambiental também não constataram a presença da substância no Rio Paraíba do Sul e na captação de água do município de Pinheiral. O Inea continuará o monitoramento visual do Rio Brandão nos próximos dias, além de autuar a empresa com base na Lei Estadual 3.467/200". 

O caso ganhou repercussão nas redes sociais logo pela manhã. O "VR Abandonada" divulgou um vídeo mostrando as águas com aspecto turvo em virtude do derramamento.  A página informou ainda, nas redes sociais, que a CSN informou que o vazemento não apresenta riscos ao meio ambiente e que o Inea faz a verificação de possíveis danos. 

Três estados

O Rio Paraíba do Sul é um curso de água que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio atravessa a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro. Sua nascente está localizada no município de Areias.

O Rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna. Considerando sua nascente mais afastada da foz, o rio nasce na Serra da Bocaina, em Areias, no estado de São Paulo, com o nome de rio Paraitinga, recebendo o nome rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.137 km, desde a nascente do rio Paraitinga, no Nordeste Paulista, até a foz em Atafona (São João da Barra), no Norte Fluminense.