Trem de passageiros que liga Três Rios a Sapucaia será inaugurado em junho
Os investimentos ferroviários também vão para além do Médio Paraíba e já tem data de inauguração. O contrato operacional da nova linha que ligará as cidades de Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ), foi assinado na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, há pouco mais de um mês. Serão cerca de 36 quilômetros de extensão. O comboio, que comportará até 837 passageiros, está previsto para entrar em circulação em junho deste ano.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; prefeitos; e representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e de entidades privadas.
- O importante é que se mantém a operação de cargas, mas dá a oportunidade a um operador privado fazer um projeto de trem turístico, que vai atender uma região do Rio e de Minas muito bonita, à beira do Rio Paraíba do Sul. É uma linha férrea que vai agregar valor econômico e melhorar a utilização do ativo ferroviário nacional - celebrou George Santoro.
O empreendimento conta com investimento de R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que também fará o plano de recuperação da linha férrea e o transporte de ativos da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, que ficam em Recreio (RJ).
- Um projeto como esse significa geração de emprego e arrecadação para esses municípios. Estamos falando da indução de desenvolvimento para toda a região - enfatizou o secretário Leonardo Ribeiro, que também destacou o fato de o Brasil ter uma legislação moderna na área de ferrovias.
A ferrovia
O uso turístico da linha férrea que ligará o Estado do Rio até Minas Gerais, tem a promessa de fomentar a economia local repleta de belezas naturais e de relevância histórica.
A proximidade com grandes centros urbanos, como Juiz de Fora (MG) e a capital fluminense, também é outro fator que favorece o projeto. A iniciativa conecta municípios, fortalece a cooperação entre comunidades e promove o desenvolvimento integrado.
*Com informações do Ministério de Transportes