Senai abre mais de 900 vagas para cursos técnicos de nível médio
Por Redação
As unidades da Firjan SENAI Sul e Centro-Sul estão com inscrições abertas para 920 vagas gratuitas em diversos cursos técnicos de nível médio. As oportunidades abrangem diversas áreas, e as inscrições, também gratuitas, devem ser feitas exclusivamente de forma presencial até 31 de janeiro - mas, poderão ser encerradas automaticamente quando o número de inscritos atingir o limite de vagas oferecidas.
Para acessar o edital, o candidato deve conferir na própria unidade, cujos endereços estão disponíveis neste link. As aulas terão início em 17 de fevereiro, e há oportunidades nas cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença, Volta Redonda, Resende e Três Rios para turmas de manhã, à tarde e à noite, de acordo com os seguintes cursos: Eletrotécnica, Mecânica Eletromecânica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Automação Industrial e Planejamento e Controle da Produção.
Todos os cursos contam com 80% da carga horária realizada em aulas e atividades presenciais, e 20% autoestudo - ou seja, serão quatro dias da semana na unidade Firjan SENAI e um dia para o aluno desenvolver atividades individuais, indicadas pelo instrutor ou estudos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por isso, é fundamental que o candidato tenha acesso a um computador com conexão à internet.
"Em um cenário de crescente demanda por profissionais qualificados, os cursos gratuitos oferecidos pela Firjan SENAI são uma oportunidade única para quem busca se destacar e construir uma carreira promissora no mercado de trabalho, expandindo seus horizontes de empregabilidade e atendendo às necessidades das indústrias. Para tanto, contamos com cursos atualizados, laboratórios modernos e um corpo técnico altamente capacitado à disposição da sociedade, para assim contribuirmos com o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões do estado do Rio", comenta Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.
Processo seletivo
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração.
A prova de seleção será realizada no dia 1º de fevereiro de 2025, das 10h às 12h, consistindo em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos devem apresentar comprovante de inscrição, documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.