Barra Mansa pressiona Viação Agulhas Negras por melhoras no transporte intermunicipal

Secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, esteve no Rio de Janeiro com o presidente do Detro

Por

Secretário Daniel Abreu, esteve no Rio de Janeiro com o presidente do Detro

O secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Daniel Abreu, se reuniu nesta terça-feira (14) com o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), Leonardo de Lima Matias. O objetivo do encontro, que aconteceu na capital carioca, foi reforçar junto ao órgão estadual a necessidade de ações em decorrência do serviço de má qualidade que tem sido oferecido pela Viação Agulhas Negras, empresa que realiza o transporte coletivo intermunicipal entre a Região Leste, em Barra Mansa, e Volta Redonda.

O Secretário levou um ofício solicitando a mudança da empresa e deu detalhes sobre o caso. "O presidente do Detro nos informou que será feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em que a empresa terá obrigações a cumprir nos próximos 45 dias. Caso ela não cumpra as obrigações previstas, será feita uma intervenção e trocada a empresa. Apesar de não ser uma linha municipal, estamos buscando soluções para o transporte público, garantindo um serviço de qualidade para a população", destacou Abreu.

O Detro é responsável pela concessão, fiscalização, vistoria e administração dos serviços intermunicipais de transportes de passageiros por ônibus. Entre as queixas já apresentadas ao órgão nos últimos meses estão a precariedade da frota e o descumprimento dos horários de circulação dos ônibus da Viação Agulhas Negras.

Deputado Jari também protocolou ofício

Na última semana, o deputado estadual Jari Oliveira também expressou preocupação em suas redes sociais com a situação do transporte público intermunicipal da região Sul Fluminense. Ele chegou, inclusive, a protocolar um ofício ao Detro-RJ obrando melhorias no transporte intermunicipal e a realização da prometida licitação das linhas para atrair novas empresas. "O serviço da Viação Agulhas negras vem piorando a cada a dia e a população não pode ficar à deriva", pontuou.

Em setembro do ano passado, o parlamentar chegou a participar de uma audiência pública sobre a licitação que foi promovida pelo próprio Detro-RJ na Câmara Municipal de Resende. No entanto, o encontro não passou de frustrações para Jari. "Nossa intenção era que o Detro pudesse ouvir as reivindicações da população e pudesse no edital de licitação atender as demandas dos usuários. Infelizmente isso não ocorreu", lamentou na época.

O projeto de licitação foi apresentado durante a audiência pública. Jari havia solicitado um novo pedido de audiência pública no Sul Fluminense, mas o departamento informou que não havia tempo hábil para a realização de uma nova reunião.

Munir esteve com presidente do Detro

Outro deputado que também ficou de olho nas reinvindicações acerca do assunto, foi Munir Neto. Assim como o secretário Daniel Abreu, também se reuniu com o presidente do Detro em novembro. Na pauta, é claro, as reinvindicações de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí e Volta Redonda.