Bairro São Luiz ganhará nova creche

Por

Unidade terá capacidade para atender até 240 crianças, preferencialmente de 0 a 3 anos de idade

A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a construção da nova creche no bairro São Luiz, na Rua Historiador Dr. Alkindar Cândido da Costa. Em trabalhos iniciais de fundação do imóvel, a nova unidade da rede municipal de ensino vai abrigar crianças de 0 a 3 anos de idade, preferencialmente.

As equipes já iniciaram a preparação do terreno para que os trabalhos de fundação da nova estrutura possam começar. Com apoio de retroescavadeira, os serviços envolvem o nivelamento e limpeza da área.

A creche está sendo construída de acordo com normas de acessibilidade, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), lógica e incêndio. No primeiro andar da unidade ficarão: recepção, rampa e escada de acesso aos pavimentos; pátio coberto para atividades; cozinha com despensa e paneleiro; refeitório; área de serviço; vestiário para funcionários; depósito para material de limpeza; sala da Diretoria e sala de informática; espaço multiuso com biblioteca e vídeo; secretaria; sala de reunião; banheiros masculino e feminino, além dos sanitários (masculino e feminino) adaptados.

O segundo pavimento vai abrigar seis salas de atividades; áreas de banho e sanitários masculino e feminino; banheiros (masculino e feminino) adaptados; depósito para material. A creche ainda contará com um depósito no sótão.

Capacidade para até 240 crianças

A nova creche foi projetada para abrigar, além dos espaços apropriados para as atividades desenvolvidas nesta etapa de ensino, seis salas de aula, podendo ofertar de 120 a 240 vagas, conforme planejamento a ser definido pela Secretaria de Educação com base na demanda da região. Ainda segundo a SME, a demanda por vagas para alunos na faixa etária de creche é grande na localidade.

"Queremos oferecer um ambiente seguro e estimulante para o aprendizado, com atividades lúdicas e pedagógicas que auxiliarão no desenvolvimento integral das crianças", afirmou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.