Estudante do Polo Educacional Sesc gabarita matemática do Enem
Por Redação
Há três anos, Rickelmy Sousa Mendes iniciou os estudos no Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Agora, após a conclusão ensino médio, ele leva no currículo a nota máxima do ENEM em Matemática e 940 pontos em redação, bagagem com a qual pretende entrar para o curso de Engenharia de Produção, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais conceituadas do país. O pai pedreiro e a mãe dona de casa não cansam de comemorar a conquista do filho.
Além de Rickelmy, diversos outros alunos das turmas de 3ª série da escola obtiveram notas acima de 900 na redação, entre eles Vitoria Haefliger Scalco, que alcançou 960 pontos. A estudante já tinha vencido o Prêmio Iluminando os Ideais da Rede PEA-UNESCO, que reconhece as melhores produções artísticas e textos de estudantes. Vitória também participou ano passado de um intercâmbio de verão, em uma escola de Sitka, no Alaska.
Natural de Macapá (AP), o estudante de 18 anos conta que o maior segredo da pontuação foi o foco. "Estudei em escola pública a vida toda e sempre acreditei que era capaz de voar mais alto. A sua realidade pode mudar se você se esforçar, acreditar que conseguirá e aproveitar as oportunidades", comemora. Na Escola Sesc de Ensino Médio, que é totalmente gratuita, Rickelmy fez isso: aproveitou todas as oportunidades, desde as aulas de laboratório, onde participou do projeto "Caminhos da Ciência", às aulas de teatro, arte, música e esportes.
"Foi com o Caminhos da Ciência que aprendi a pesquisar. No projeto, tínhamos que escolher um tema, montar uma apresentação e dar aulas para os colegas", relembra. "Sempre gostei de saberes que envolvem a linguagem lógica. Isso vem de quando ainda era pequeno, quando tive contato com o estudo da música. Daí para a matemática foi um pulo porque todas essas disciplinas são da mesma área do pensamento", conta.
Para quem quer se dar bem no ENEM, Rickelmy dá um conselho: "Aproveite ao máximo a escola e faça um pouco de tudo para ampliar seu vocabulário acadêmico. Isso vai contar muito para o resto da sua vida", diz. Agora, Rickelmy conta os dias para ter a certeza de que em 2025 conseguirá embarcar na sua próxima parada: o campus do Fundão da UFRJ.
Inaugurada em 2008, a Escola Sesc de Ensino Médio faz parte do Polo Educacional Sesc. Referência em ensino gratuito e de excelência, a escola conta com uma proposta pedagógica diferenciada e uma estrutura que permite a convivência, a integração e o aprendizado interdisciplinar dos alunos.