Barra Mansa contará com Companhia Independente da Polícia Militar

Unidade será implantada ainda em 2025 e deverá reforçar o efetivo de segurança

Por

Da esquerda para direita: secretário Daniel Abreu, Coronel Menezes e prefeito Furlani

Por Redação

O Secretário de Polícia Militar do Estado do Rio, Coronel Marcelo de Menezes, esteve nesta quarta-feira (22) em Barra Mansa, ao lado do prefeito Luiz Furlani, para anunciar que o município vai contar com uma nova Companhia Independente da Polícia Militar (CIA PM). A unidade deverá reforçar o efetivo de segurança na cidade e também trazer respostas mais rápidas ao crime organizado que, somente na última semana, fez 3 vítimas após um tiroteio que aconteceu em pleno Centro.

A nova unidade está prevista para ser implantada no antigo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), no bairro Bom Pastor. Segundo Furlani, a escolha do local se deve pela estratégia local, que é propício para instalação da unidade de inteligência da PM, além da proximidade de locais como a linha de trem, Pátio de Manobras e Parque da Cidade. Outro motivo apontado, foi pela estrutura - que está basicamente pronta - e deverá passar apenas por adaptações menos custosas.

O município vai reformar o espaço para viabilizar, junto ao Estado, a instalação da companhia. Aliás, segundo o prefeito, ainda não possui prazo para conclusão das obras, mas a intenção é de que funcione ainda em 2025.

- Minha presença aqui já sinaliza essa preocupação e esse foco em dar uma atenção especial aos moradores de Barra Mansa. Já determinei um reforço no policiamento, não tem dia nem hora para acabar, e com certeza o cidadão que sair nas ruas vai se sentir seguro com a presença maciça da PM na região - disse o Coronel.

O prefeito Furlani agradeceu a pronta resposta do Estado aos últimos registros de violência na cidade, com o apoio prestado pelo governador Cláudio Castro e pelas Forças de Segurança.

- Estamos aqui para anunciar ações que visam melhorar a segurança pública na nossa cidade. Barra Mansa não será o quintal desses vagabundos. Agradeço todo o apoio do tenente-coronel Sardemberg; do nosso secretário estadual da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; da Polícia Civil que avança com as investigações dos crimes ocorridos; do Poder Legislativo e de toda a nossa equipe empenhada nessa construção coletiva de Segurança Pública - declarou Furlani.

Ainda estiveram presentes no anúncio, o comandante da Polícia Militar do 28º Batalhão, tenente-coronel Moisés Sardemberg; o secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu; vereadores municipais e a imprensa local.

Investigações

Um tiroteio, com fuzil e tudo, aconteceu em plena Avenida Joaquim Leite, no Centro, e deixou três mortos e três feridos na última semana. Na mesma noite, ambulâncias e vans no Parque da Cidade foram incendiadas, além de uma tentativa de incêndio a um ônibus. Ainda, durante a Folia de Reis, que aconteceu nesta última terça-feira (21), dois jovens foram assassinados a tiros.

As investigações acerca dos últimos acontecimentos na cidade estão avançando com a Polícia Civil. Por segurança, o Coronel Menezes não detalhes sobre o caso, mas afirmou que já foram efetuadas prisões, apreensões de drogas e de armas, em parceria com o comandante do 28º Batalhão da PM, tenente-coronel Moisés Sardenberg.

"Há uma disputa territorial entre facções rivais e, obviamente que estabelecer conexões nesse momento, seria um tanto quanto prematuro", disse.