Volta Redonda instala semáforos inteligentes

Começou a instalação de semáforos inteligentes em regiões de Volta Redonda. A medida, implantada pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), prevê a modernização da sinalização com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, principalmente nas vias públicas onde ocorre maior circulação de veículos, pedestres e do transporte público.
Segundo a STMU, Volta Redonda terá 33 novos semáforos inteligentes nos principais centros comerciais localizados nos bairros Aterrado, Niterói, Retiro e Vila Santa Cecília. Sendo que 10 serão implantados em novos cruzamentos e os demais 23 transformados para integrar o novo sistema.
O primeiro começou a ser instalado na última semana na Rua Santa Alzira, no bairro Niterói, na esquina com a Avenida Sávio Gama, localizada no Retiro. A previsão é que em quatro meses o novo sistema comece a operar nesse trecho.
"Os semáforos inteligentes terão câmeras, sensores e algoritmos para monitorar o tráfego em tempo real de acordo com as condições das vias em cada momento. A iniciativa vai beneficiar os motoristas, motociclistas e usuários do transporte público com redução no tempo de viagem, no horário de pico noturno e ainda redução no tempo de espera, por exemplo", citou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco.
Paralelo à modernização do sistema, os demais semáforos existentes no município estão sendo revitalizados. Em toda a cidade, são no total 88 cruzamentos semaforizados. Com os 33 novos semáforos inteligentes, que serão instalados em 10 pontos diferentes, Volta Redonda vai contar com 98.
Semáforos inteligentes
O secretário mencionou alguns locais que receberão os novos semáforos: no Aterrado, as avenidas Lucas Evangelista e 7 de Setembro; no Niterói, a Rua Santa Alzira; Retiro, nas avenidas Sávio Gama e Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio; e na Vila Santa Cecília, a Avenida dos Trabalhadores, Avenida Nelson dos Santos Gonçalves e a Rua 16.
"O novo sistema está sendo implantado juntamente com a EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda) e terá uma central de controle de tráfego WEB, servidor de aplicação, de comunicação, de banco de dados e infraestrutura na nuvem, que são fundamentais para o funcionamento dessa modernização", finalizou Barenco.