Facilitar o acesso dos moradores de Barra Mansa às vagas de emprego oferecidas pela ArcelorMittal foi o tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (04), no Centro Administrativo Municipal. Representantes da empresa foram recebidos pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte; o subsecretário de Educação, Fabiano Justo; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Cesar de Carvalho; além de outros membros das pastas e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello.
Como parte de seu plano de expansão, a unidade local da ArcelorMittal está com mais de 120 vagas abertas para os níveis médio e técnico. Um dos pontos frisados no encontro foi o desconhecimento de muitos moradores sobre as possibilidades profissionais dentro da empresa - sobretudo as pessoas que residem em áreas rurais ou de vulnerabilidade social.
A especialista de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) da ArcelorMittal, Regiane Miranda, agradeceu o apoio da Prefeitura na divulgação das vagas e falou de como o trabalho em conjunto fortalece os laços entre a empresa e o município.
- Um dos propósitos de vida que eu tenho é fazer a diferença na vida das pessoas. Eu vim da periferia, estou hoje na posição que estou e sei que as pessoas precisam de oportunidade, da mesma forma que eu tive. Acredito que todos nós aqui temos o mesmo propósito e isso nos motiva a ir além. A escuta faz a diferença e nós queremos fazer a diferença na comunidade onde a ArcelorMittal está. Contem comigo no que vocês precisarem - afirmou.
Joseane Ricarte, titular da Pasta de Assistência Social, falou do impacto positivo do encontro. "A ArcelorMittal tem uma importante missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do município, onde ela está ampliando seus serviços e demandando mão-de-obra. E nós, como poder público, estamos somando forças e fazendo nossa parte para fortalecer essa parceria. Estamos muito felizes com mais uma ação tão benéfica para a população de Barra Mansa", declarou a secretária.
O subsecretário de Educação, Fabiano Justo, falou de como a pasta reconhece essa abertura de vagas como uma oportunidade para os jovens ingressarem em uma carreira na ArcelorMittal.
-A Secretaria de Educação enxerga essa parceria como uma grande possibilidade para os alunos do pós-médio. Além disso, pretendemos usar essa ação para alcançar os estudantes de ensino médio nos distritos e contribuir para sua entrada no mercado de trabalho. Mesmo que não sejam alunos da nossa rede, percebemos que é uma grande oportunidade em nosso município - revelou.