O número de exames médicos realizados através do SUS (Sistema Único de Saúde) em Barra Mansa foi ampliado. Com saldo contratual positivo, a demanda reprimida vem sendo diluída em procedimentos realizados no Hospital Regional e em clínicas particulares terceirizadas. Entre as maiores demandas, estão procedimentos como ultrassonografias, raio X, ressonâncias e tomografias.
No caso das ressonâncias, o número de procedimentos passou de 100 disponibilizados em janeiro para 500 disponibilizados em fevereiro - quatro vezes maior. Tomografias, foi de 100 para 200 - 100% a mais. Ultrassonografias, de 2.000 para 3.000, o que representa acréscimo de 50%. As ofertas para raio X ( 33%) e outros procedimentos também aumentaram.
Para o prefeito Luiz Furlani, os números demonstram que a Saúde é prioridade. "Em breve traremos mais notícias sobre investimentos em Saúde na nossa cidade".
Um dos fatores que contribui para o aumento da demanda reprimida é o não comparecimento do paciente no dia agendado para o exame. Segundo dados da Secretaria de Saúde, o absentismo é de aproximadamente 30%.