Volta Redonda fecha parceria para a geração de emprego e renda

Por

Divulgação/PMVR
Munir Neto participa de reunião entre secretarias municipais e iniciativa privada

A Prefeitura de Volta Redonda deu um importante passo rumo ao fortalecimento da inclusão social e do desenvolvimento sustentável ao realizar, nesta semana, uma reunião estratégica com a empresa Cinbal, do Grupo Incoflandres, juntamente com as secretarias municipais da Juventude (Sejuv) e de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).

O objetivo do encontro foi formalizar uma parceria inovadora que resultará em projetos voltados para a geração de emprego, renda e a promoção de práticas sustentáveis, com especial atenção à reciclagem.

A reunião contou com a participação da secretária de Assistência Social, Rosane Marques; do Diretor Comercial e de Relações Institucionais da Cinbal, Paulo Vieira Monteiro; o Gerente de Pessoas da empresa, Ricardo Pires; o secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho; o secretário de Segurança Alimentar, Fábio Buchecha; a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB), Cristiane Alves; e o deputado estadual Munir Neto.

Essa parceria visa a criação de novos projetos focados, principalmente, na inclusão de jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, além de fortalecer a sustentabilidade por meio da economia circular, com ênfase na reciclagem e no reaproveitamento de materiais.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressalta que a parceria entre as secretarias municipais e a iniciativa privada marca um compromisso com o futuro da juventude e com a sustentabilidade, abrindo novos horizontes para Volta Redonda.

Os projetos

Dentre os principais projetos que serão implementados por meio dessa parceria, destacam-se: Programa de Inclusão de Jovens no Mercado de Trabalho para jovens entre 14 e 24 anos, que oferecerá capacitação, estágio e primeiro emprego, proporcionando uma entrada qualificada no mercado profissional.

O outro é o "Reciclagem e Sustentabilidade". Feito em parceria com a Cinbal, serão implementadas ações que incentivem a reciclagem e a economia circular, com foco na conscientização ambiental e no reaproveitamento de recursos, gerando também novas fontes de renda para a população.

Tem ainda o "Educação para o Futuro Sustentável". São programas de educação e sensibilização ambiental serão realizados nas escolas e nas comunidades, com o objetivo de promover hábitos sustentáveis entre os jovens.