O prefeito Luiz Furlani, acompanhado de secretários municipais, recebeu nesta tarde de segunda-feira (10) em seu gabinete uma equipe do Sebrae para a apresentação de novas ferramentas da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).
A Redesim foi criada para facilitar o processo de abertura e legalização de empresas no país, possibilitando, através de uma integração, o compartilhamento de dados, informações e documentos, além de permitir que haja celeridade no processo de abertura de empresas. O mecanismo já existe no município de Barra Mansa e o encontro entre poder público e a entidade privada serviu para ajustar a ferramenta, visando alavancar a economia na cidade.
A coordenadora regional do Sebrae-Rio no Médio Paraíba, Paola Tenchini, explicou que o processo demonstrado trará ganhos à gestão municipal e destacou a preocupação do município em qualificar os atendimentos. "Fiquei feliz em ver o prefeito e os secretários empenhados em potencializar ainda mais o processo de abertura e melhoria do ambiente de negócios. A ideia é, em conjunto, diminuirmos os gargalos e reduzir o tempo de abertura. Muitas ações já avançaram em Barra Mansa, então, o processo aqui é focado nas inovações que podem ser realizadas para que consigamos atrair mais empresas ao município", disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Cesar de Carvalho, o Cesinha, pontuou que as explanações do Sebrae, poderão valorizar ainda mais o trabalho promovido. "Temos uma celeridade na abertura das empresas, porém, com essa reunião foi possível traçar um aperfeiçoamento do sistema, que está trazendo uma série de novidades. Junto ao Sebrae podemos fazer um alinhamento de fluxo para qualificar cada vez mais o atendimento", frisou o secretário.
O prefeito Furlani destacou que as melhorias e os aperfeiçoamentos realizados na cidade são de suma importância, pois o maior beneficiado é o cidadão. Com esse objetivo, o prefeito ressaltou que o trabalho seguirá avançando.
- Eu costumo dizer que o munícipe só vem ao poder público quando está precisando de algo. O que a gente puder simplificar, humanizar e dar direcionamento imediato no atendimento, isso vai ser o balizador para que o cidadão avalie outros serviços da Prefeitura. Destaco também que nós estamos de braços abertos para a realização de parcerias – como essa com o Sebrae – que gerem resultados contínuos para os munícipes. Quero que aquele que precisa do poder público saia sempre satisfeito com o atendimento – declarou Furlani.
No dia 26 de março, a consultoria do Sebrae retornará à Prefeitura, na Secretaria de Finanças, onde haverá um diagnóstico do sistema para fazer um estudo e alinhamento de todo o processo. Essa etapa faz parte da primeira fase do diagnóstico do sistema.