A construção do prédio que vai abrigar, de forma integrada, o Banco de Sangue de Valença e o Laboratório de Análises Clínicas de Valença, ambos mantidos pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), foi iniciada e a previsão de inauguração é agosto de 2026. No próximo dia 24, às 10h, acontece a solenidade que marcará o lançamento da pedra fundamental do espaço.
Com a nova estrutura, os valencianos não precisarão mais se deslocar até a Barra Mansa para doar sangue. Mas os benefícios vão muito além, conforme explica o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto: "Além de facilitar a captação de doadores, o Banco de Sangue de Valença garantirá um estoque próprio de sangue, agilizando transfusões e proporcionando maior segurança para pacientes", disse.
Ainda segundo José Rogério Neto, esse projeto reforça o compromisso da FAA e do Hospital Escola de Valença com a excelência na saúde, transformando a cidade em um polo de doação de sangue, fortalecendo a rede de atendimento hospitalar.
O espaço também servirá como um importante ambiente de aprendizado para estudantes da área da saúde do Centro Universitário UNIFAA, contribuindo para a formação de futuros profissionais. "É mais do que uma conquista estrutural; é um passo essencial para um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado para toda a população", afirma o diretor.
Quanto ao Laboratório de Análises Clínicas, atualmente ele funciona dentro do HEV. A partir de agosto de 2026, ele passará a funcionar no novo prédio, oferecendo muito mais conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Já reconhecido pela qualidade dos seus serviços, o laboratório se consolidará ainda mais com essa nova estrutura.