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Projeto da USP trará diagnóstico da Educação Infantil de Angra dos Reis

Diagnóstico foca em 166 turmas de creche e pré-escola | Foto: Divulgação/PMAR

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo (USP), firmou uma parceria com a prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, para elevar a qualidade do ensino desde os primeiros anos. O projeto foi selado nesta segunda-feira (10).

A cerimônia de abertura do projeto aconteceu junto ao encontro inaugural do Programa Avaliar na Educação Infantil, iniciativa pioneira voltada para a realização de diagnósticos da qualidade da Educação Infantil na rede pública municipal de Angra. O evento contou com a participação de gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), bem como de gestores e pedagogos das unidades que atendem à pré-escola.

O principal objetivo do programa Avaliar é fornecer um diagnóstico detalhado sobre as condições de oferta da Educação Infantil no município, utilizando metodologias baseadas em evidências. A análise resultante servirá de base para a formulação de políticas educacionais e estratégias voltadas à melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças.

- Com o Avaliar para Educação Infantil, a Prefeitura de Angra, junto ao LEPES da USP, dá um grande salto em busca da qualidade e no atendimento às crianças em seu período mais crucial de aprendizagem, que vai do nascimento aos cinco anos de idade. É um momento histórico para a educação da cidade - comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

Por meio da parceria com o LEPES da USP, o Avaliar realizará um diagnóstico amostral inicial focado em insumos e processos em 166 turmas de creche e pré-escola, utilizando a Escala de Avaliação dos Ambientes dedicados à Primeira Infância (EAPI). Também serão avaliados 585 estudantes com o Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) permitindo a identificação de pontos-chave para a implementação de ações eficazes.

- Este é um momento crucial para o desenvolvimento das nossas crianças, uma oportunidade de avaliar todas as unidades de ensino da rede que oferecem Educação Infantil. Nosso foco é fortalecer a qualidade do ensino e garantir os direitos de aprendizagem de cada criança - destacou a superintendente de Educação, Fabiane Alves.