Por Lanna Silveira
As linhas da Viação Pinheiral foram completamente interditadas na região do Médio Paraíba nesta segunda-feira (10), após uma determinação oficial do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado Rio de Janeiro (Detro). Essa não é a primeira intervenção que a autarquia realiza na região - em fevereiro deste ano, as atividades da viação Agulhas Negras também foram encerradas após um decreto oficial do Detro.
Até o dia 5 de abril, a operação das linhas que ainda estão sob a responsabilidade da Viação Pinheiral deverá ser assumida pela Viação Elite. São estas: P145 (Barra do Piraí - Ponte Alta, via Pinheiral); P431 (Pinheiral - Ponte Alta); P432 (Ponte Alta - Vargem Alegre); P731 (Palmeiras - Ponte Alta); e P732 (Cruzeiro - Ponte Alta). A primeira linha que sofrerá a mudança será a Pinheiral - Ponte Alta, a partir deste sábado (15).
De acordo com a portaria divulgada, a decisão foi tomada ao considerar que a maior parte dos veículos que fazem parte da frota da viação não estão devidamente vistoriados e apresentam irregularidades, além da negligência da empresa em tomar as providências necessárias para melhorar a prestação do serviço. Além disso, o Detro também levou em conta as reclamações constantes dos usuarios de transporte público, assim como as manifestações de representantes dos poderes executivo e legislativo da região.
O documento também informa que a intervenção pode ser reavaliada caso a Viação Pinheiral tome as medidas necessárias para regularizar seu serviço dentro dos critérios do Detro.
Problema antigo
O serviço das linhas intermunicipais da Viação Pinheiral acumula críticas dos moradores há anos e, apesar de todas as reclamações, os problemas no serviço da empresa persistiram. A insatisfação dos usuários envolve superlotação, descumprimento de horários, despreparo dos motoristas, má qualidade na estrutura dos veiculos e ônibus que não paravam nos pontos em horários de pico.
O morador Daniel Moreira precisava se deslocar de Pinheiral até Volta Redonda usando os ônibus da viação pra se deslocar para a faculdade e para o trabalho. Daniel relembra que era raro pegar um ônibus que não estivesse lotado e que quando dois ônibus chegavam com poucos passageiros ao ponto final, era prática comum transferir todos para apenas um veículo, deixando um ônibus vazio no ponto final e lotando o que ainda estava circulando.
Em suas palavras, os horários disponibilizados pela viação eram "meramente ilustrativos" e nunca foram devidamente cumpridos na prática. Mesmo chegando no ponto com horas de antecedência, por vezes o passageiro não conseguia evitar atrasos. "Quando trabalhava em Volta Redonda, eu saia 11h de casa para chegar lá somente às 15h. Eu saia do trabalho às 22h e por diversas vezes só pegava o ônibus de 0h40", contou o morador, acrescentando que chegou a abrir uma reclamação formal na Viação Pinheiral e fazer uma denúncia para o Detro na tentativa de resolver os problemas.
A moradora Thaysa Santos utilizava a linha Barra do Piraí - Ponte Alta também para se deslocar ao trabalho e, além de citar atrasos recorrentes, ela também apontou que os motoristas da linha apresentavam despreparo na condução dos veículos.
-Muitas vezes o motorista saía do ponto com gente entrando ou saindo do ônibus, e algumas vezes minha vó inclusive caiu por causa disso. Em outras vezes eles apertaram passageiros na porta fechando sem cuidado - exemplificou.
A moradora também apontou diversos defeitos na estrutura dos ônibus, como portas defeituosas, buracos profundos no piso, janelas que não abriam e bancos soltos.
Lucas Pereira também depende dos ônibus que ligam Pinheiral a Volta Redonda desde 2018 e afirma que o serviço da Viação Pinheiral, que já apresentava defeitos, decaiu com o passar dos anos. "O preço das passagens foi aumentando e a qualidade do serviço só diminuindo. Hoje em dia vemos os mesmos ônibus de sempre rodando e quase caindo aos pedaços. Eu já presenciei uma senhora tendo crise de ansiedade dentro do ônibus por conta de superlotação; o que não falta hoje são relatos de pessoas que sofrem diariamente por conta da Viação Pinheiral", conta.
Com a chegada da Viação Elite para assumir o comando das linhas, Lucas espera que não haja apenas uma mudança de administração, mas também na comunicação entre a empresa e os usuários. O morador está na expectativa ainda de que haja maior transparência da empresa em relação a quantidade de ônibus circulando, que sejam firmados horários fixos e que o preço da passagem seja reajustado para atender os gastos da população.