Por:

Projeto Revi-VER prevê 376 novas cirurgias de catarata

Entre os procedimentos realizados nesta semana ainda estão cirurgias de pterígio, capsulotomias YAG Laser e consultas pré e pós-operatórias | Foto: Secom/PMVR

Estão agendadas mais 376 cirurgias de catarata que estão sendo executadas no centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João, em Volta Redonda. A ação faz parte da terceira etapa de 2025 do projeto "Revi-VER", implantado pela prefeitura em 2021 - para ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) - e hoje, chega perto das 21 mil cirurgias do tipo realizadas. O mutirão do mês de março começou nesta terça-feira, 11, e atende a qualquer morador que já tenha sido diagnosticado.

 

120 cirurgias nesta terça

Somente nesta terça-feira (11) foram 40 cirurgias de catarata; 80 de pterígio - para remoção de uma membrana que cobre a parte branca do olho; e 300 exames de biometria, pré-operatórios da cirurgia de catarata. Nesta quarta-feira, 12, estão previstas 93 cirurgias de catarata e 320 consultas pós-operatórias para pacientes que fizeram a cirurgia há 30 dias.

Mais cirurgias e procedimentos

Na quinta (13), serão 145 cirurgias de catarata realizadas e 260 capsulotomias YAG Laser, procedimento popularmente conhecido como "limpeza da lente", necessário em alguns casos após a cirurgia de catarata. E no último dia de mutirão, sexta-feira (14), a estrutura na Ilha São João recebe mais 98 pacientes para cirurgias de catarata.