Por:

Resende desenvolve projeto de educação ambiental

Escola Augusto de Carvalho é a primeira beneficiada | Foto: Raimundo Brasil/PMR

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a prefeitura de Resende deu início, na segunda-feira (10), às atividades de implantação do projeto CESCOLA, na unidade municipal Augusto de Carvalho, localizada em Engenheiro Passos. A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades e conta com a participação ativa da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. O CESCOLA é um projeto de Educação Ambiental que implementa um sistema de coleta seletiva e compostagem eficiente, transformando a unidade escolar em uma "Escola Lixo Zero".

 

Geração responsável

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Soraia Balieiro, reforçou a importância do projeto. "A implantação do CESCOLA busca integrar a educação ambiental ao currículo escolar, promovendo a conscientização sobre sustentabilidade entre os alunos da rede municipal de ensino. Estamos formando uma geração mais responsável, que compreenderá o impacto de suas ações no meio ambiente. Com esse projeto, damos um passo importante para o futuro sustentável de Resende", disse.

Sobre o projeto

A proposta contempla a construção de composteiras de resíduos orgânicos associadas à horta orgânica comunitária, coleta de materiais recicláveis, entre outras atividades sobre responsabilidade ambiental para a comunidade escolar. A iniciativa aproxima Resende ainda mais de ações sustentáveis que vão reduzir os impactos ambientais da geração de lixo. Para a implantação do Projeto CESCOLA, foram adquiridos mais de R$7 mil (sete mil reais) em materiais, entre ferramentas, composteiras e equipamentos hidráulicos.