Por:

Volta Redonda promove ação para o 'Mês da Mulher'

Rodas de conversa estarão sendo promovidas | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda (SMDH) - através do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) -, elaborou uma ampla programação de Rodas de Conversa no mês de março, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Nessas rodas promovidas pela equipe multidisciplinar do Ceam (advogadas, assistente social, psicólogas) são tratados temas como os direitos e conquistas das mulheres; Lei Maria da Penha (Lei 11.340/agosto de 2006) e o sentimento de sororidade que une as mulheres contra a violência de gênero.

As primeiras Rodas de Conversa aconteceram na última semana, com a equipe técnica do Ceam visitando, no último dia 11, a Escola Municipalizada Manoel Teixeira Campos Júnior, no município de Pinheiral, e posteriormente a Policlínica da Mulher, no Aterrado. Na quarta-feira (12), a Roda de Conversa aconteceu com a comunidade no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Três Poços. E nessa quinta-feira (13), a conversa foi realizada com as funcionárias da empresa Traxterra Serviços e Equipamentos Ltda, prestadora de serviços à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Na última sexta-feira (14), a Roda de Conversa aconteceu novamente na Policlínica da Mulher.

Nesta semana, a programação continua já nesta segunda-feira (17), novamente com roda de conversa na CSN/Traxterra, às 15h. Na terça (18), o evento será realizado na Igreja Batista do Aterrado, com o Grupo Ágape do Cras. Na quarta (19), será a vez do Cras Ilha Parque, às 9h. Na quinta (20), o encontro será no Cras Açude, às 8h30. E, fechando a programação, nos dias 26 e 31 de março, o encontro acontecerá novamente na CSN/Traxterra, às 15h.

Luta feminina

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela SMDH no último sábado (8 de março), no calçadão da Avenida Paulo de Frontim, bairro Aterrado, com a participação das equipes de assessoria técnica da SMDH (Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Ceam, Casa Abrigo Deiva Ramphini, Diversidade de Gênero), da subsecretária Juliana Rodrigues e da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Glória Amorim.

O público pode assistir a um show musical, ter acesso a alimentos gratuitos e à água. Um material informativo foi distribuído sobre a legislação de direitos das mulheres e de todos os serviços públicos da administração municipal que são oferecidos em rede, para enfrentar a violência doméstica e familiar, o racismo estrutural na sociedade.

A secretária Glória Amorim ressaltou que "o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta por igualdade de gênero, direitos e respeito às mulheres. A data remonta a eventos históricos de mobilizações femininas por melhores condições de vida e trabalho. É um momento para refletir sobre conquistas, desafios e avanços no empoderamento feminino."

O evento contou também com as presenças da delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Juliana Montes; equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas); e do deputado estadual Munir Neto e sua assessoria parlamentar.

As assessoras técnicas da SMDH puderam conversar e esclarecer dúvidas do público sobre a rede de acolhimento disponibilizada pelo município para assegurar os direitos das mulheres.