Por:

Nissan e Firjan SENAI lançam curso de capacitação técnica

Fernando Flórido e Paulo Diniz, representantes da Nissan e da Firjan, inauguram o curso | Foto: Laura Pace/CSF

Por Lanna Silveira

A Nissan do Brasil realizou o lançamento do "Projeto de Formação Profissional em Manutenção de Veículos Eletrificados" nesta segunda-feira (17), em Resende, em parceria com a Firjan SENAI Resende. A iniciativa é pioneira no Brasil e busca fortalecer a empregabilidade e inclusão social através da educação técnica profissional.

A Nissan vai destinar uma verba da ordem de R$ 3,3 milhões para possibilitar, até 2030, a formação de 300 jovens, estudantes do ensino público, dos municípios de Quatis, Barra Mansa e Resende, além de 150 agentes públicos do sul do estado do Rio de Janeiro. As duas primeiras turmas do projeto serão compostas por agentes públicos de Resende, vindos do Corpo de Bombeiros municipal e da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). As aulas para o público juvenil começarão apenas em agosto deste ano.

Segundo o diretor de assuntos externos, governamentais e sustentabilidade da Nissan, Fernando Flórido, o projeto estava sendo idealizado há três anos e surgiu de um objetivo antigo da empresa em realizar um investimento voltado para o futuro da mobilidade elétrica. A partir disso, a Nissan buscou a Firjan SENAI para estudar as oportunidades de treinamento voltado para a eletromobilidade. Fernando explica que o corpo técnico da Firjan, que lecionará as aulas do projeto, foi treinado pela Nissan em uma capacitação sobre manutenção de veículos eletrificados. Os equipamentos que serão utilizados no curso, assim como os veículos para as aulas práticas, também foram doados pela fabricante japonesa.

Enquanto as turmas compostas por estudantes receberão capacitação técnica para entender o desenvolvimento, o funcionamento, as condições técnicas e as possíveis ameaças de segurança de um veículo elétrico, os agentes públicos serão preparados em relação aos primeiros socorros desses veículos em eventuais acidentes ocorridos nas rodovias, aprendendo a identificar as diferenças técnicas dos veículos elétricos em relação aos demais modais e agir corretamente no momento do socorro.

Devido à capacidade da infraestrutura oferecida pelos laboratórios do SENAI de Resende, o treinamento do projeto será sediado permanentemente em Resende. A partir da parceria com a Nissan com as prefeituras das demais cidades envolvidas no projeto, os alunos e agentes públicos de outras localidades serão trazidos até o município sede para a participação.

Questão ambiental
e de segurança

Este será o primeiro curso gratuito de qualificação técnica profissional em manutenção de veículos eletrificados do Brasil, sendo criado especialmente pelas entidades devido a falta de oportunidades de formação voltada para essa área de conhecimento. O técnico em educação da Firjan Senai Resende, Danilo Dantas, explica que existem estudos que apontam um aumento expressivo na circulação de veículos eletrificados no Brasil, com tendência de crescer mais com o passar dos anos, e é dessa realidade que surge a necessidade de existirem mais profissionais qualificados para lidarem com as especificidades desse veículo, tendo a capacidade técnica de fazer intervenções corretas e promovendo maior segurança aos motoristas.

O projeto está alinhado ao plano global "Ambition 2030", além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) que envolvem os critérios de: educação de qualidade, trabalho decente e redução das desigualdades. A iniciativa também tem foco em promover um futuro mais sustentável, reduzindo a emissão de gases poluentes nos veículos e promovendo, de forma geral, a eficiência energética e a mobilidade limpa.