Por: POR ANA LUIZA ROSSI

Prefeito de Paraty revela dificuldades na Saúde

Zezé Porto afirmou que hospital está sobrecarregado | Foto: Reprodução/PMP

O prefeito de Paraty, Zezé Porto, usou os canais oficiais da prefeitura da cidade para explicar que o Hospital Municipal Hugo Miranda vem enfrentando dificuldades em seu funcionamento. No vídeo, ele elencou os motivos. "A saúde básica, a saúde da família, foi totalmente desativada na gestão passada. Também encontramos diversos postos fechados e sucateados. Estamos trabalhando para reabrir", afirmou. Ainda segundo o prefeito, a falta das unidades de saúde em funcionamento estariam sobrecarregando o hospital.

 

Suposto desvio

O prefeito também falou sobre a operação da Polícia Federal (PF) sobre um suposto desvio de R$40 milhões da Saúde da cidade, em dezembro de 2024 - poucos dias antes de assumir como prefeito. "Isso traz uma dificuldade muito grande, não só para a Saúde, mas reflete em toda administração municipal. Diversos contratos foram suspensos. Estou acompanhando diretamente a situação do hospital", concluiu.

Unidades desativadas

Outro ponto destacado, é a falta do Centro Integrado de Saúde (CIS), que ficava localizado no bairro Patitiba. O funcionamento 24h, atendia a região mais populosa da cidade, como Ilha das Cobras, Mangueira e a Patitiba. "Com isso, desafogava o Hospital Municipal. O governo passado não só desativou o CIS, como abandonou o prédio e derrubou parte do prédio", disse Zezé.