Por:

BM realiza palestra sobre dependência química

Ação em escola conta com palestras e dinâmicas | Foto: Divulgação/PMBM

Instituída em Barra Mansa em 2013, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod), realizou na tarde desta terça-feira (25), uma palestra educativa no Colégio Estadual São Pedro, no bairro São Pedro, sobre assistência e prevenção à dependência química. Com o tema 'Vamos Conversar?', o projeto tem o objetivo de aproximar e melhorar o relacionamento entre o aluno, a unidade escolar e o responsável. Segundo o coordenador da Compod, César dos Santos Thomé, o novo projeto visa dar a orientação necessária para que os jovens possam ter um futuro pleno e de sucesso.

 

Termo adotado

A gruta, erguida no século XVIII por pessoas escravizadas como expressão de fé à Nossa Senhora da Penna, guarda em seu interior uma capela e formações rochosas esculpidas à mão. O termo "escravizados" tem sido adotado por historiadores e instituições em substituição a "escravos", como forma de destacar que a escravidão foi uma condição imposta, e não uma identidade. Essa mudança linguística reflete avanços na forma como a história é contada e interpretada, promovendo uma visão mais justa e humanizada do passado.

Miguel Pereira renomeia monumento

A prefeitura de Miguel Pereira oficializou a atualização da nomenclatura da Unidade de Conservação de Proteção Integral até então denominada Monumento Natural da Gruta dos Escravos, que passa a se chamar Gruta dos Escravizados. A decisão foi conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem o objetivo de promover o respeito à dignidade humana e à memória histórica. Com 34 mil metros quadrados de área preservada, a unidade foi instituída por seu valor ambiental, cultural e histórico singular.