Por:

Gleici Bueno lança livro sobre superação em Volta Redonda

A autora Gleici Bueno é formada em Engenharia de Produção e, atualmente, mora em São Paulo | Foto: Divulgação

Por Lanna Silveira

A autora voltarredondense Gleici Bueno Campolhini promoverá um coquetel de lançamento de seu novo livro, "Sobre Viva: Encontrando Força Enquanto Tudo Está Perdido" nesta sexta-feira (28), na Livraria Diadorim, às 18h, no Pontual Shopping.

Originalmente formada como Engenheira de Produção com carreira estabelecida internacionalmente, Gleici descobriu sua afinidade com a escrita ao decidir compartilhar relatos pessoais com pessoas que estejam passando pelo mesmo momento de vida. A obra conta sobre a sua luta contra a violência doméstica que enfrentou em meio ao tratamento de um câncer no cérebro - doença que possui desde 2019. No livro, Gleici tenta inspirar a esperança para quem esteja passando por esse tipo de experiência, trazendo mensagens de positividade.

O livro foi lançado oficialmente no dia 1° de março e, na ocasião, Gleici estava internada em uma UTI no tratamento de uma pneumonia. Nos primeiros dias de lançamento, a obra figurou na lista de livros mais vendidos entre casos verdadeiros, auto-ajuda e desenvolvimento pessoal no site Amazon, recebendo críticas positivas dos leitores.

O processo de escrita do livro começou há um ano - inicialmente, falando apenas sobre sua vida em meio ao tratamento do câncer e sem pretensão de ser publicado. Entretanto, o início de uma crise em seu casamento, em que Gleici recebeu um tratamento abusivo do seu então cônjuge, a fez mudar de perspectiva e decidir adicionar relatos sobre esse tema na obra.

- [No início] apenas queria compartilhar minha experiência no tratamento do câncer, ajudar as pessoas a começar de forma precoce e, assim, poder salvar vidas. Porém, de uma hora para outra, meu casamento desabou. Eu estava vivendo em um relacionamento toxico abusivo sem ao menos me dar conta, e meu ex-marido foi embora. Aí, a história do livro ficou mais densa e cada vez mais difícil para eu ter que narrar os fatos. Muitas vezes tive que escrever debaixo de muitas lágrimas e reviver muitas cenas de horror, e cheguei a pensar em desistir, mas um proposito maior me fez seguir em frente e hoje estou aqui.

Um dos momentos determinantes para o processo criativo de Gleici durante a escrita do livro foi quando sua filha a viu escrevendo e, inspirada pela mãe, começou a escrever sua própria história - inspirada em obras como "O Diário de Um Banana", que contam histórias do cotidiano adolescente - que também será publicada em breve. A autora pontua que ter servido como uma influência para sua filha a "encheu de emoção".

O objetivo do livro é inspirar a empatia com as pessoas que sofrem de doenças graves, além da reflexão sobre o amor incondicional e o perdão. "Eu trago ferramentas das mais simples às mais complexas sobre como vencer qualquer desafio, encontrando dentro de nós mesmos esse poder", acrescenta Gleici.

Agenda de lançamento

O coquetel em Volta Redonda faz parte de um circuito de promoção da obra que está sendo promovido durante todo o mês de março. No dia 8, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, foi realizado o lançamento do livro impresso na livraria Millenium em Moema, São Paulo.

O cronograma de lançamento também inclui: uma palestra na Secretaria de Cultura de Volta Redonda, com o apoio municipal, no dia 28 de março; um evento de lançamento na Livraria 3x4, no bairro Granja Viana, em Cotia, no dia 9 de abril; e um evento de lançamento e uma palestra apoiada pelo governo municipal em Bocaína de Minas, no dia 16 de maio.

Apesar de residir em São Paulo atualmente, a autora não pôde deixar de incluir Volta Redonda, sua cidade natal, na agenda de lançamento do livro. Em suas palavras, a cidade representa suas raízes e é "onde seu coração está".