O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, se reuniu com o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, para o desenvolvimento de um projeto de turismo religioso entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo e Floriano. O encontro aconteceu na Cúria Diocesana, em Volta Redonda, nesta quinta-feira (27).
O projeto está previsto para iniciar no dia 31 de agosto, com uma abertura na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, importante patrimônio da região, recentemente restaurada. Em seguida, os fiéis participarão de uma corrida e caminhada, passando por Quatis e, encerrando com a celebração eucarística no Santuário de Floriano. Além de promover o turismo, o projeto também beneficiará a prática de esportes, o artesanato, a gastronomia local, a divulgação das fazendas históricas e outros aspectos da cultura.
Estiveram presentes na reunião o Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Vigário Episcopal de Resende, Padre José Antônio Perry; o Reitor do Santuário Coração Eucarístico de Jesus, Padre Ronaldo Costa; o Padre Miguel Francisco; o Padre Paulo Sérgio Almeida; a Coordenadora de Turismo, Artesanato e Eventos de Barra Mansa, Bhella Santos; e as representantes da comissão de patrimônio histórico, Edna Fernanda e Kellin Munique.
O Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, parabenizou a prefeitura de Barra Mansa pela iniciativa do projeto. "A iniciativa da prefeitura é muito interessante, pois envolverá as peregrinações. Sabemos que nossos fiéis têm o hábito de se dirigir aos santuários. Assim, ao possibilitar a realização da peregrinação entre o distrito de Nossa Senhora do Amparo e Floriano, sem precisar passar pela Dutra, que é mais perigosa, nós apoiamos a ação e esperamos que tudo ocorra bem, para que possamos revitalizar essa área e toda a região por onde a peregrinação passará. Provavelmente, iremos ampliar também esse projeto, envolvendo outros municípios da região. Essa ação será de grande benefício para a caminhada do nosso povo religioso", comentou Dom Luiz Henrique.
O Bispo também lembrou do Jubileu de 2025 no contexto do projeto. "A peregrinação é muito apropriada, especialmente para o Jubileu que estamos celebrando, o 'Peregrinos de Esperança'. Esperamos que essa parceria seja bem-sucedida e ajude nossos peregrinos a realizarem seu ato de fé e piedade de forma segura e plena", disse.
- Estamos muito animados com o projeto, que vai potencializar a crença das pessoas e reforçar também a espiritualidade do cidadão de Barra Mansa, ou o peregrino que estiver passando no local. Tudo isso é mais uma iniciativa nossa para fortalecer o turismo, a prática de esportes e, principalmente, manter viva a espiritualidade das pessoas através de sua crença e fé - destacou o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani.