Por:

Marinha terá concurso com 153 vagas para formação em Colégio Naval

Colégio Naval em Angra formará novos oficiais | Foto: Divulgação

Por Júlia Galvão - Folhapress

O SSPM (Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha) publicou, nesta quinta-feira (27), o edital do concurso para o Colégio Naval da Marinha com 153 vagas, sendo 141 para homens e 12 para mulheres. Um dos municípios onde a prova será aplicada é Angra dos Reis, na Costa Verde.

As inscrições para a seleção poderão ser feitas entre as 8h do dia 31 de março e as 23h59 do dia 29 de abril no site da marinha. É necessário ter entre 15 e 17 anos (até 30 de junho de 2026) e ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental.

Os interessados em se tornar oficiais da Marinha deverão ter bons antecedentes. Ao todo, 30 vagas serão reservadas para candidatos negros. Durante o curso, os alunos aprovadores receberão uma bolsa de R$ 1.398,30.

O aprovado terá como benefícos alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O edital prevê altura mínima de 1,54 m e máxima de 1,95 m.

A taxa de participação é de R$ 100. Aqueles que quiserem pedir isenção precisam estar inscritos no CadÚnico e deverão imprimir, preencher, datar, assinar e entregar pessoalmente o requerimento de solicitação.

Os candidatos que são doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde também poderão solicitar a isenção.

O início do curso está previsto para 9 de fevereiro de 2026. As provas objetivas serão aplicadas entre os dias 26 e 27 de julho deste ano.

Os candidatos não podem ter filhos ou dependentes, e também não podem ser casados ou ter constituído união estável.

Como serão as provas?

As provas do concurso serão realizadas nos dias 26 e 27 de julho de 2025. No primeiro dia, será aplicada uma prova escrita objetiva composta das disciplinas de matemática e inglês, que terá duração total de cinco horas e será constituída de 40 questões, sendo: 20 de matemática e 20 de inglês.

Cada questão valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

No segundo dia será aplicada outra prova, dessa vez composta das disciplinas de português, estudos sociais e ciências, e uma redação, com duração total de cinco horas.

A prova terá 50 questões, sendo: 20 de português, 12 de estudos sociais e 18 de ciências. Cada questão valerá 2,0 pontos, totalizando 100 pontos.

As provas serão aplicadas nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Vila Velha (ES), Belo Horizonte (BH), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Santos (SP) e Manaus (AM).

O calendário de provas

? Período de inscrições - 31 de março a 29 de abril

? Período das solicitações de isenções, via postagem - 31 de março a 7 de abril

? Divulgação das solicitações de Isenções - 9 de abril

? Data limite para pagamento da taxa de inscrição - 30 de abril

? Prova escrita objetiva de matemática e inglês - 26 de julho

? Prova escrita objetiva de estudos sociais, ciências, português e redação. - 27 de julho

? Divulgação dos gabaritos - 29 de julho

? Divulgação das notas da prova escrita objetiva e convocação para o procedimento de heteroidentificação - A partir de 4 de setembro

? Entrega de documentos para verificação de documentos - 14 de outubro a 17 de outubro

? Avaliação Psicológica - 21 de janeiro a 2 de fevereiro

? Início do curso - 9 de fevereiro