Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (27), a Prefeitura de Pinheiral inaugurou a sede da Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, criada em fevereiro deste ano. Desde então, a secretaria tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da segurança, organização urbana e qualidade de vida da população. Com atuação estratégica, a pasta trabalha para garantir a ordem no município, prevenir riscos e assegurar o cumprimento das normas municipais.
A secretaria tem se destacado principalmente na organização do trânsito, promovendo ações para melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária. Além disso, atua na fiscalização do comércio e no monitoramento de áreas estratégicas com o auxílio de um drone. A Defesa Civil, por sua vez, desempenha um papel crucial na prevenção e resposta a emergências, minimizando os impactos de desastres naturais e estruturais.
O prefeito Luciano Muniz destacou a importância da nova estrutura para reforçar a segurança no município. "Desde a criação da secretaria, temos visto um trabalho sério e comprometido, principalmente na organização do trânsito e no apoio à segurança pública. A inauguração desta sede é um passo importante para oferecer melhores condições de trabalho aos agentes e ampliar os serviços prestados à população", afirmou o prefeito.
Já o secretário Dr. Anderson Costa Alonso ressaltou os avanços alcançados pela pasta e os desafios que ainda serão enfrentados. "Nosso objetivo é garantir uma cidade mais segura e organizada, e para isso estamos investindo em tecnologia, como o uso de drones, além do trabalho intenso da nossa equipe. A nova sede nos permitirá estruturar ainda mais as ações da secretaria, sempre com foco na qualidade de vida da população", disse o secretário, que também destacou a importância da união da sua equipe, "Porque ninguém faz nada sozinho".
A cerimônia reuniu o prefeito Luciano Muniz, vice-prefeito, Jailson Rodrigues, o secretário da pasta, Anderson Costa Alonso, outros secretários e servidores municipais, vereadores, autoridades policiais, líderes religiosos e comunitários, população e agentes da Redec Sul 1 - Regional de Defesa Civil. Destaque para as presenças do comandante do 28º BPM, tenente-coronel, Moisés Pinheiro Sardemberg; do subcoordenador do Proeis no Sul fluminense, tenente coronel, André kimura Gomes; do comandante da 3ª CIA, 2º tenente, Caio Peralva Valdivia; do coordenador da Regional de Defesa Civil - REDEC Sul 1, tenente-coronel Bruno Cardoso e da presidente do Conselho Municipal de Segurança, Tânia Almeida.