Por:

Governo Federal dará prioridade para ferrovia que liga Angra até Minas Gerais

Prefeito de Angra e secretários estiveram em Brasília | Foto: Divulgação/PMAR

O prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti, levou sua comitiva do governo municipal para discutir pautas para cidade em Brasília. Entre elas, que destaca os avanços para região, estaria a recuperação da malha ferroviária no trecho entre Angra dos Reis e Barra Mansa na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTI) e no Ministério dos Transportes, onde a equipe foi recebida pelo ministro substituto George Santoro.

O ministro informou que está sendo elaborado um levantamento para avaliar as condições da linha férrea entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo ele, esse trecho será uma das prioridades do Plano Nacional de Ferrovias, a ser lançado em breve pelo Governo Federal.

O objetivo, segundo a prefeitura de Angra, é a reativação da linha férrea para viabilizar a conexão até o porto seco de Varginha (MG), permitindo o escoamento da produção por meio do porto de Angra. A iniciativa visa impulsionar a economia local, gerar empregos e aumentar a arrecadação de impostos no município.

RJ-155 pode ser federalizada

Ainda, Ferreti se reuniu com o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, para discutir a possível federalização da RJ-155, atualmente sob responsabilidade do Estado. Além disso, foi debatida a criação de uma nova rodovia ligando Bananal a Angra dos Reis, o que poderia reduzir em cerca de uma hora o tempo de deslocamento entre rodovia Presidente Dutra e Angra, beneficiando a mobilidade e o desenvolvimento regional.

Outro ponto discutido, foi a intensificação da divulgação de Angra dos Reis no exterior com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Durante a reunião, foi apresentado sobre o consórcio de turismo que está sendo formado em parceria com as cidades da Costa Verde, além de outros projetos turísticos para ampliar o tempo de permanência dos turistas no município.

A iniciativa busca aproveitar o crescente fluxo de turistas estrangeiros que escolhem o Brasil para suas férias. Em 2024, o país atingiu a marca histórica de 6.773.619 visitantes internacionais, um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal.

Plataforma para contratar passeios

Outro encontro, com a iniciativa privada, apresentou novas ferramentas tecnológicas que podem contribuir para o o turismo em Angra dos Reis.

O prefeito e seus secretários conheceram uma plataforma digital que permite a aquisição de passeios turísticos de forma mais segura e simplificada. Entre os benefícios da tecnologia destacam-se o fomento à economia local, o aumento da segurança e da modernização dos serviços turísticos, a ampliação da promoção do destino e a obtenção de dados turísticos em tempo real.