Volta Redonda abre inscrições de curso gratuito para o Enem

Vagas são para estudantes do ensino médio de escolas públicas

Por

Divulgação
Projeto oferece professores qualificados, material didático e suporte para realizar exame

Foi lançada pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda um edital de chamamento público para o "Passaporte Universitário" - um curso gratuito de preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para jovens da cidade. O projeto oferece aulas com professores qualificados, material didático gratuito e suporte para a preparação dos estudantes.

O curso terá seis meses de duração, com início no dia 1º de abril. As aulas serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h45, no Colégio Professora Delce Horta - localizado no Aterrado.

Inscrições

No total, o projeto disponibiliza 60 vagas. Os interessados em participar podem se inscrever até o próximo dia 20, na sede da Secretaria Municipal da Juventude, com atendimento das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30; e no Centro Oportunizar (Rua 16, nº 245, Vila Santa Cecília), das 9h às 12h e das 13h às 16h30.

A inscrição também pode ser feita por um formulário disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Volta Redonda.

O processo seletivo requer que os candidatos sejam moradores de Volta Redonda matriculados no 3º ano do ensino médio em instituição de ensino da rede pública do município. A seleção será feita por sorteio entre os inscritos.

O edital completo, com todas as informações sobre o projeto e as inscrições, pode ser acessado também no site da Prefeitura.

Realização

A realização de aulas preparatórias gratuitas para o Enem é um evento anual em Volta Redonda, anteriormente administrado pela Coordenadoria Municipal de Juventude. A demanda por um curso preparatório é grande na cidade - em 2024, foram registradas inscrições de aproximadamente sete mil estudantes de Volta Redonda no Enem.

Neste ano, o projeto contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que disponibilizará a Patrulha Escolar no início e no fim das aulas.

O "Passaporte Universitário" também conta com a parceria das secretarias municipais de Educação (SME), de Assistência Social (Smas) e de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU). Assim como em anos anteriores, instituições de ensino também serão colaboradoras do pré-vestibular social: a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); a Fundação Beatriz Gama (FBG); a FOA (Fundação Oswaldo Aranha); o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); a UFF (Universidade Federal Fluminense); e a KNM Idiomas.

O secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, reitera que o Passaporte Universitário é uma ferramenta para que o governo municipal amplie o acesso da população ao ensino superior, além de fortalecer a inclusão educacional.