Quatis representa Estado em conferência de Meio Ambiente

Encontro nacional acontecerá entre 6 e 9 de maio em Brasília

Por

Divulgação
Essa será a primeira vez que o município representará o estado no evento

O município de Quatis foi eleito como uma das seis cidades que representarão o estado do Rio de Janeiro na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece de 6 a 9 de maio, em Brasília (DF). A escolha foi feita por meio de uma votação de delegados durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (CEMA-RJ), realizada nos dias 12, 13 e 14 de março, na capital carioca. Essa é a primeira vez que o município ganha passe para representar o estado no evento que discute políticas públicas ambientais no Brasil.

Na ocasião, Quatis será representado pela secretária de Sustentabilidade e Ambiente da Prefeitura Municipal, Caroline Teixeira Lopes, que marcou presença na etapa estadual e foi eleita como delegada, ao lado de outros cinco representantes das cidades de Barra Mansa, Areal, Sapucaia, São João da Barra e Nova Iguaçu.

Nesta etapa estadual, aconteceu a discussão de propostas apresentadas por cada município como resultados das conferências municipais, que marcaram a etapa preparatória e reuniram variados temas sobre sustentabilidade e ações de gestão ambiental. Em Quatis, a conferência municipal aconteceu em dezembro de 2024. Durante os três dias de evento, foram construídas 20 propostas em cinco eixos temáticos, como Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental. Na oportunidade, Caroline defendeu temas ligados à gestão de recursos hídricos. Segundo ela, a proposta visa trabalhar políticas públicas que garantam o acesso à água de qualidade para toda a população, reduzindo as crises hídricas ocorridas em todo o país.

As propostas apresentadas passaram por uma votação. As sugestões eleitas serão encaminhadas para a etapa nacional e apresentadas na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, evento que vem com o objetivo de desenvolver propostas ligadas à governança climática em todo o Brasil. Além da secretária da pasta ambiental de Quatis, quem também participou da Conferência Estadual foi a representante da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Quatis, Érica Barcelos, e o delegado eleito na etapa preparatória em Quatis, Sandro Pinheiro, representando a sociedade civil.

Caroline também destacou a importância de representar o estado e ainda comentou sobre como isso pode contribuir para a gestão ambiental em Quatis.

- Participar deste grande evento e representar o estado é muito gratificante e importante para Quatis, pois o município acaba ganhando visibilidade no cenário nacional, enquanto municípios de pequeno porte. Então, ocupar essas cadeiras que nunca foram ocupadas antes já garante muito conhecimento e permite estarmos representando a cidade e ao mesmo tempo adquirindo maior experiência na busca de recursos que promovam a gestão ambiental tanto para o nosso município quanto para todo o país - comenta a secretária.