Por:

Processo de regularização de ocupação é retomado

Defensora Flávia Bhering discute ação em reunião | Foto: Divulgação/DPRJ

O processo de Regularização Fundiária da ocupação Morada do Sol, em Volta Redonda, foi retomado. O local, desde 1973, é considerado núcleo urbano e tem a infraestrutura essencial, restando apenas a titulação dos ocupantes como donos de suas casas. Na semana passada, a Defensora do Núcleo de Tutela Coletiva, Flávia Bhering, realizou reunião com o presidente do ITERJ, Robson da Silva, o Gerente de Regularização Fundiária, Luiz Cláudio, e o Defensor Público que atua no Instituto, Walter Elysio, além de lideranças e moradores da Ocupação. Detalhe: a ação de reintegração já perdurava por nada menos do que 28 anos.

 

Etapas do processo

O encontro realizado pela Defensoria foi fundamental para que o processo fosse reaberto. "A reunião permitiu a parceria com o ITERJ, para a realização das etapas iniciais da REURB-S na ocupação de forma gratuita para os moradores. As etapas consistirão em vistoria técnica, levantamento topográfico, pesquisa fundiária, identificação das famílias e realização do cadastro socioeconômico, elaboração e aprovação do projeto de parcelamento da área e entrega do termo provisório", explicou a defensora Flávia Bhering.

Reforma em unidade de saúde

Mais uma conquista para a Saúde de Barra Mansa foi anunciada nesta terça-feira, 1° de abril, pelo prefeito Luiz Furlani, do PL. Ele esteve na UBS Sirene Vila Nova para assinar a autorização de retomada das obras de reforma da unidade, que passa por uma ampla intervenção estrutural. Dos 661 m² construídos, passará a ter 811 m², com novos consultórios, recepção, banheiros, fachada e climatização. O investimento para a finalização da reforma é de cerca de R$ 410 mil. Os trabalhos devem ser concluídos em, no máximo, seis meses.