As pessoas acima de 60 anos compareceram em peso às unidades básicas de saúde de Volta Redonda no primeiro dia de vacinação contra a Influenza (gripe). Durante a manhã desta quarta-feira, dia 2, as salas de imunização registraram uma grande movimentação dos grupos prioritários, principalmente de idosos.
A aposentada Vera Lúcia Barros, de 75 anos, foi até à UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba para receber a dose. Ela comentou que anualmente toma a vacina contra a gripe não só pela idade, mas também pelas complicações cardíacas que possui.
“É muito importante se vacinar! Todo ano tomo a vacina da gripe e nunca me fez mal. Olha, eu tive o meu primeiro infarto aos 36 anos, depois disso faço tratamento há anos. Já fiz várias cirurgias cardíacas, tenho um stent no coração, mas graças a Deus vivo muito bem e me cuido, né? Meu cartão de vacina está em dia, recomendo que todos os idosos tomem a dose”, comentou a moradora do bairro Aterrado.
Na busca por mais proteção também estava Ricardo Antônio Ciarelli, de 72 anos, que garantiu a sua dose no primeiro dia. “Acredito na vacinação, as pessoas com mais idade devem se proteger mesmo. Estou sempre atento à minha saúde e não perco tempo”, disse.
Vacina atualizada
A vacinação contra a gripe é oferecida anualmente pelo Ministério da Saúde, pois o vírus Influenza sofre mutações. Com isso, as vacinas são atualizadas para proteger contra as novas cepas. A dose de 2025 engloba as cepas: H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada com outros imunizantes, caso a pessoa necessite atualizar sua caderneta de vacinação.
A meta é imunizar 90% do público prioritário, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência; trabalhadores da Saúde; profissionais da Educação; dentre outros. A estratégia de vacinação vai continuar em todas as unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF).
“A secretaria de Saúde recomenda que quem faz parte do grupo prioritário que procure a unidade mais próxima da sua casa para se vacinar o quanto antes. É fundamental que as pessoas se imunizem para contermos o vírus da Influenza. A vacina garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Milene de Souza.
Grupos prioritários
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Profissionais da Educação;
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.